Confira Nívia Maria Vasconcellos recitando seu poema Desencanto

Assista a poeta, ficcionista, letrista e declamadora Nívia Maria Vasconcellos em performance de seu poema Desencanto

Todo Poema é um Filme é um projeto da Villa Olivia Editora que une a literatura às artes visuais e trás autores interpretando seus poemas. Do projeto já participaram artistas como Rita SantanaTiago CorreiaNoélia RibeiroDécio Torres CruzNilson GalvãoMaria RezendeSandro OrnellasNicolas BehrWesley CorreiaLuiz Carlos LacerdaKátia BorgesMarcelo FrazãoAndré GiustiMônica MenezesWladmir CazéAlexandre Vieira de AlmeidaCarlos BarbosaJosé Inácio Vieira de MeloMelina GaleteAlex SimõesMariana IanelliPaulo ScottMartha GalrãoLuci Collin e Elezeu Moreira Paranaguá.

Ouça o poema Desencanto, de Nívia Maria Vasconcellos, publicado originalmente no livro Cãibra de Nó.

Desencanto é um dos 57 poemas que integram Cãibra de Nó. No livro, cada poema é corpo e tem cicatrizes. E esse corpo marcado atravessa todo o livro de múltiplos modos. É o corpo físico, é o corpo mulher, é o corpo político, é o corpo lésbico, é o corpo dor que ama e que envelhece, que é vida e que prepara a sua morte. Ao longo do livro, como na vida, o que move a poeta é sempre o próximo poema. Desencanto resulta da perplexidade diante dos intensos retrocessos que avançavam no Brasil e no mundo depois de tempos nos quais se avistavam progressos. O poema trata de um momento de desengano. Suas indagações relevam a quebra de um estado de encantamento, algo difícil, mas necessário para que haja reação, pois desencantar-se é sair de um estado de alienação.

Studio na Colab55

Nívia Maria Vasconcellos é artista da palavra, atuando como poeta, ficcionista, letrista e declamadora. Entre outros livros, publicou A morte da amada, A paixão dos suicidas (Selo João Ubaldo Ribeiro, Ano II/FGM-SSA) e Cãibra de Nó (Prêmio Jorge Portugal, Funceb-BA). Organizou a coletânea Descuidosa de sua beleza e integrou várias antologias, entre as quais Prêmio Off Flip, Poetas baianas/Women poets from Bahia e Antifascistas. Lançou o álbum A Vênus de Willendorf com o grupo Mousikê. É doutora em Literatura e Cultura (UFBA) e desenvolve pesquisa na área de Literatura Brasileira, Teoria e Crítica Literária.

Você pode acompanhar a artista em seu instagram

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *