Subli_me abre temporada da Bienal de Arte Digital The Wrong em Curitiba, evento que apresenta jovens talentos da cena de cultura digital de todo o mundo.
Em Curitiba, a exposição Subli_me acontece a partir do dia 16 de dezembro, na Galeria Airez. Flávio Carvalho, curador da exposição na cidade e participante de exposições renomadas do segmento de arte e tecnologia, como a Madatac em Madrid, o Subtle Technologies Festival em Toronto e o Bideodromo na Espanha, entre outros, o evento evoca a transformação na cidade: “Existe uma lacuna que a exposição Subli_me se propõe a preencher. Ela reúne trabalhos locais, nacionais e internacionais, fomentando a fusão entre o universo artístico, maker e tecnológico para uma reflexão e tomada de ação na cultura digital contemporânea”. A Galeria Airez fica na Rua Treze de Maio, 778 ap. 15.
Entre os destaques da exposição em Curitiba estão a a artista brasileira, Sayuri Kashimura apresenta uma performance na abertura da exposição desenvolvida em suporte de realidade virtual. O jogo do canadense Connor Sherlock apresenta a desconstrução da música Like an Inca, de Neil Young, e a reconstrói em forma de jogo com temática cyberpunk.
O LiveNoiseTupi, projeto colaborativo criado pelo artista de São Paulo, Ricardo Palmieri, conhecido por Vj Palm, convida o artista, compositor, produtor cultural, pesquisador de música e tecnologia curitibano Alexandre Porres. Juntos, apresentam uma performance multimídia colaborativa em que constroem ambientes interativos e audiovisuais imersivos, em uma obra na qual o participante pode e deve interagir para modificar o espaço.
A artista croata Dina Karadžić vai disponibilizar virtualmente o seu computador com todo o seu material na nuvem, numa página HTML sem design onde o usuário vai navegar em cada pasta, acessando seus pensamentos e trabalhos artísticos em 2D e outras coisas que ela vai alimentar pela Deep Web. A ideia é desmistificar ao público o uso da Deep Web, que é estereotipado como algo sempre maligno.
O mestre em design e artista curitibano Leandro Catapam vai realizar um workshop sobre estudos em linguagem visual com foco na expressão da colagem, pós-modernismo gráfico e imagem em movimento.
Já o curitibano Guilherme Zawa apresenta um projeto artístico em que, em parceria com outros artistas, discute a arte e a censura no universo sublime da narrativa transmidiática, tendo a metáfora enquanto forma estrutural capaz de estabelecer novos significados. Zawa, além de artista visual e escritor, é também psicanalista e trabalha no meio artístico a partir da arte lens-based, sobretudo a fotografia e a literatura. É o idealizador da Airez Galeria de Artistas Independentes, onde acontece a exposição.
A The Wrong – New Digital Art Biennale é considerada a maior e mais diversificada bienal internacional de arte e cultura digital. Em formato on-line e off-line, acontece entre os dias 1 de novembro de 2017 e 31 de janeiro em pavilhões expositivos, curada em espaços virtuais, como sites e em qualquer outra mídia on-line onde os trabalhos artísticos selecionados são exibidos. Você pode acompanhar as exposições pelo mundo no site principal, no Facebook e no Instagram.
Para mais arte, cultura e entretenimento, continue NA-NUZEANDO