Assista Antediluvian, uma homenagem aos primeiros paleoartistas

Antediluvian é o curta metragem em animação de Mario Lanzas que traz vida às estranhas criaturas retratadas no início da paleoarte

O curta metragem em animação Antediluvian é uma homenagem aos pioneiros da Paleoarte, também chamada de paleontografia. Paleoarte é a representação visual de hipóteses científicas sobre a aparência, anatomia ou relações ecológicas de espécies fósseis. É uma importante ferramenta de divulgação científica, aproximando a paleontologia do público em geral.

Antediluvian apresenta uma versão pré-histórica da vida na terra imaginada pelos primeiros artistas que ousaram perseguir a verdade, mas que acabaram por imaginar um passado completamente diferente para o nosso planeta.

A animação foi dirigida pelo professor de paleontologia, paleoartista e produtor de conteúdo Mario Lanzas. A respeito de Antediluvian, Lanzas explica que “O século XIX supôs uma transição progressiva, porém traumática, do Antigo Regime para a Modernidade. Movimentos sociais, Tecnologia, Literatura, Arte e Ciência estavam mudando de uma só vez a forma como os humanos percebem o mundo em que viviam para sempre.

A própria música que serve de trilha para este filme (Tristão e Isolda, do compositor alemão Richard Wagner) foi, em si, um divisor de águas para a composição musical, assim como as descobertas científicas que estavam acontecendo na época desafiaram a visão de mundo da sociedade. Foi o início da Paleontologia.

Studio na Colab55

William Buckland (teólogo britânico que fez a primeira coleta e descrição completa de um dinossauro, o Megalossauro) notoriamente tentou dar sentido ao dogma bíblico para as novas revelações científicas. Ele teorizou que as criaturas antediluvianas que Mary Anning (paleontóloga, negociadora e coletora de fósseis inglesa) e Gideon Mantell (ginecologista, geólogo e paleontologista britânico) estavam desenterrando foram provavelmente punidas por Deus em uma série de catástrofes, devido à sua natureza aparentemente grotesca e violenta, sendo o Dilúvio a última.

O primeiro dinossauro foi formalmente descrito em 1824, exatamente dois séculos atrás. Desde então, nossa percepção do Megalosaurus mudou bastante, e isso é um lembrete de como a ciência progride. Este curta de animação é uma homenagem comemorativa aos pioneiros que ousaram defender a verdade que começaram a descobrir, considerados ‘párias” na época; e aos artistas que pela primeira vez imaginaram um passado totalmente diferente do nosso planeta.”

Continue assistindo mais filmes no NA-NUTFLIX!

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Relacionados

Introdução ao universo Star Trek e a...
Saiba o que faz a franquia Star Trek ser tão...
Ler mais
Vem conferir a batida envolvente de The...
The Cancel é mais uma somzeira que o Portal Das Percepções indica...
Ler mais
Bossa Nova, Samba e Lounge Music na...
Vem conferir Rain Forest álbum do músico Walter Wanderley aqui...
Ler mais
HQ No NA-NU: Bidiu #4
[embed]http://issuu.com/jotamado/docs/bidiu/15?e=13342330/9276328[/embed] Esta história curta mostra uma não-aventura surrealista de Badu e...
Ler mais
Rooftop, sublime clipe da artista holandesa-mineira Jasmin...
Rooftop, de Jasmin Godoy, celebra o lançamento de seu primeiro...
Ler mais
Tiago Correia - poema Comecei a Ter...
Confira o emocionante poema de Tiago Correia, Comecei a Ter...
Ler mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *