Artistas reunidos denunciam corrupção e crimes ambientais na Ilha do Mel

Videoclipe de A Ilha Do Mel Pede Socorro produzido pelo coletivo Pare Preste Atenção, reúne mais de 100 artistas para denunciar a construção de um agressivo complexo industrial e um porto privado em frente à Ilha do Mel e o desmatamento de mais de quatro milhões de metros quadrados de Mata Atlântica em extinção.

A Ilha Do Mel Pede Socorro é a mais nova canção, criada e interpretada por mais de cem artistas do movimento Pare Preste Atenção para denunciar a construção de um agressivo complexo industrial e um porto privado em frente à Ilha do Mel. Aliada a construção, o Governo do Paraná pretende desmatar mais de quatro milhões de metros quadrados de Mata Atlântica em extinção para construir uma estrada que atenderia ao intenso fluxo de caminhões do futuro porto. O grupo afirma na descrição do vídeo que “diversas ilegalidades vêm sendo praticadas para beneficiar poucos, condenar a sobrevivência de culturas e comunidades tradicionais que vivem há séculos no local e a prejudicar irreversivelmente a vocação turística de uma região com biodiversidade e características únicas no mundo. Até quando vamos permitir o “progresso” a qualquer custo?”

Você pode colaborar com a causa compartilhando o videoclipe, além de ajudar a pressionar o Governo do Estado através do site do projeto Salve a Ilha do Mel. No site você encontra mais detalhes sobre o projeto extremamente destrutivo que beneficia a poucos e prejudica muitos. A construção da rodovia, destruiria 500 hectares de Mata Atlântica, ou cinco milhões de metros quadrados. Isso na região que concentra a maior área contínua do bioma brasileiro em bom estado de conservação. As obras também expulsariam comunidades tradicionais que ocupam a região há séculos. A pesca tradicional seria comprometida e a população obrigada a deixar o local. O site oficial do movimento Salve a Ilha do Mel ainda afirma que “A história vendida à população é que a rodovia vai desafogar o trânsito e beneficiar o turismo e comércio. Mentira. A verdade, é que ela vai favorecer o trânsito intenso de caminhões e ter uma única função: viabilizar a construção de um porto privado em Pontal do Paraná.”

Studio na Colab55

A letra da canção é um esforço conjunto de Bruna Lucchesi, Bernardo Bravo, Thaïs Morell e Raissa Fayet com contribuições de João – O vagabundo Nato (Santa Rima), Residência Encosta, Mariana Barros, Rimon Guimarães, Braian Boguszewski e textos de Verônica Rodrigues, Laísa Musial, Daniela Borges, Thaïs Morell e Raíssa FayetA Ilha Do Mel Pede Socorro contou ainda com Du Gomide na rabeca, guitarra e loops, Fernanda Koppe no cello, Galeno de Castro na percussão e voz, Gustavo Soslaio na flauta bambu e voz, Fernando Lobo na bateria, percussão, tamancada e vozes, Cassiano no baixo, Vinicius Nisi no teclado, steel drum por Ian Giller e scratches por DJ Moreno. Contou ainda com participações especiais de Adriano Petermann, Bruce Gomlevsky, Katiuscia Canoro, Grace Gianoukas, Ilva Niño, Leandro Daniel, Leticia Sabatella, Maureen Miranda e Vivi Seixas. A música foi gravada em três estúdios, Rec n’ Roll, por Madu, no Audio Stamp, por Virgilio Milléo e no SuperStudio por André Paixão.

Presentes no videoclipe estão os artistas (em ordem de aparição) Leticia Sabatella, Katuscia, Ilva Niño, Vivi Seixas, Grace Gianoukas, Cida Airam, Itaercio Rocha, Melina Mulazani, Fernando Lobo, Ticho Looper, Lucas Lepca, Fabio Farina, Gustavo Solslaio, Téo Ruiz, João Davi Kluber, Renaclo Filho, Grupo Fato: Grace, Ulisses, Priscila e Daniel, Gabriel Teixeira, Paulo Teixeira, Adriano Petermann, Gus Benke, Leandro Daniel, Rodrigo Lemos, Lucas Ajuz, Daniela Borges, Laisa Musial, Peterson Crisanto, Carol Schrappe, Matheus Braga, Haná Pikus, Fred Teixeira, Madayati, Galeno de Castro, Aaron Ramathan, Flavia Rossato, Du Gomide, Bruce Gomlevsky, Rogeria Holtz, Dow Raiz, Ricardo Cabês, Leo Fabri, Janine Mathias, Raissa Fayet, Maureen Miranda, Guta Stresser, Amanda Pacífico (Mulamba), Layane Soares e Lilian Soares (Tuyo), Bruna Lucchesi, Thaïs Morell, Estrela Leminski, Mariana Barros, Nathalia Piccoli, O Vagabundo Nato (Santa Rima), Verônica Rodrigues e Kelly Eschima. Com participações especiais de Aaron Ramathan, Flávia Rossato, Daniela Borges e Laisa Musial.

O videoclipe tem direção de Raissa Fayet, produção executiva de Laisa Musial, coordenação de produção de Daniela Borges, produção de elenco de Verônica Rodrigues e Raissa Fayet, cinematografia de Leticiah Futata, da Hai Estudio, assistência de cinematografia de Luciano Meireles, também da Hai Estudio, cinematografia adicional por Vinicius Ferreira Alves. O videoclipe contou também com imagens cedidas por Alessandro Santos, da MovimentMovies, pelo Greenpeace, por Felipe Sant’ana, Paulo R. Cortês, Mvrxiru Van Ray, do documentário Pescadores de Tainha, de Túlio Viaro e Leonardo Régnier e Rafael Cunha. Teve edição e pós produção de Rodrigo Grossi, teve como assistente de pós-produção Marcelo Hancke, direção de arte de João Marcelo Leal e contou com interferências animadas de Carlon Hardt. A equipe de captação de vozes e técnicos de som contou com Rodrigo Lemos, Virgilio Milléo, André Paixão, Guido Berger e Isabela Leite. A produção de elenco, com os artistas do Rio de Janeiro foi realizada por Verônica Rodrigues. A direção musical foi de Thaïs Morell, produção musical de Du Gomide e mixagem e masterização por Fred Teixeira.

Ano passado, o mesmo grupo denunciou o projeto de lei que pretendia reduzir em 68% da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana. com o videoclipe Pare, Preste Atenção e o documentário Os Últimos Campos Gerais, com bons resultados.

Acompanhe séries e assista filmes e shows completos aqui, no NA-NUTFLIX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *