NA-NUZEANDO: A trajetória do artista visual, Rômolo D’Hipólito

Rômolo D’Hipólito é com certeza um nome que será lembrado na história das artes gráficas por algum tempo. Em sua história, Rômolo transitou entre os quadrinhos, a animação, o grafite e as artes plásticas semeando o mundo com projetos incríveis pelo caminho. Nesse post trazemos um resumo da trajetória cheia de arte desse artista singular.

A história gráfica de Rômolo começa em 1999 com o zine de quadrinhos Chapa. Produzido em xerox, o zine durou várias edições, onde já é impressionante assistir a evolução do artista.
 ..  

Ainda na faculdade criou um de seus trabalhos mais conhecidos, a série de tirinhas Malditos Designers. A ideia, sugerida no C.A. do curso de design era a de fazer tirinhas criticando as implicâncias dos clientes, mas Rômolo preferiu atacar o ego da profissão. A série de quadrinhos deu muito mais certo do que o esperado, sendo publicada virtualmente em diversos sites como o blog design.com.br, no Ideafixa e no facebook dos Malditos Designers e em livros por editoras como C Listrado e Gato Preto. As tramas evoluíram e não se prenderam apenas às criticas aos profissionais e estudantes do design, mas um comentário sobre o comportamento humano.

Studio na Colab55

Coletânea de tiras produzidas entre o período de de 2008 e 2014 – Editora Gato Preto

Mas não só nos quadrinhos o trabalho de Rômolo se destaca. Em 2007, lançou seu primeiro curta de animação, Limbo. O filme foi premiado em 3º Lugar Animação Brasileira Juri Popular no Animamundi 2007,  levou Menção Honrosa IV Putz – Festival de Cinema e Video UFPR. Selecionado no Festival de Cinema e Vídeo de Gramado (Granimado).

Rômolo também se aventurou pelo grafite, fazendo parte da paisagem urbana de diversas cidades. Abaixo seguem alguns exemplos de painéis e fachadas realizadas pelo artista além do vídeo do making of de sua participação no projeto Mucha Tinta na Cidade, do Mucha Tinta, que revitalizou muros e fachadas do bairro do CIC, em Curitiba.

Mural desenvolvido para o evento cultural Mucha Tinta na Cidade, realizado no CIC, em Curitiba
Fachada da Itiban Comics Shop
Projeto Fachada – El Cabriton
Projeto realizado em parceria com Bernardo França para o evento Bike Arte realizado no Largo da Batata – SP

E a evolução no trabalho de Rômolo, no que diz respeito a abstração, experimentação e composição parece não ter fim. Confira abaixo uma seleção de trabalhos mais recentes do artista.

https://www.instagram.com/p/BSyUGx7AtOp/?taken-by=romolodhipolito

www.romolodhipolito.com.br
Para ilustrações, projetos ou informação sobre arte, entre em contato através do email romolo@comic.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *