Tim Burton – O artista plástico

Aqui no NA-NU a gente já falou sobre as pinturas e desenhos de Kurt Cobain e David Bowie, agora chegou a vez de mostrar uma seleção de obras do diretor de cinema Tim Burton.

Tim Burton deixou sua identidade gráfica para sempre registrada na história do cinema e da animação com filmes como Edward Mãos de TesouraO Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver. Ao longo das últimas três décadas, o público se tornou familiar ao estilo distorcido e expressionista, remanescente de filmes como O Gabinete do Dr Caligari (1920 –  Robert Wiene) e Metrópolis(1927 – Fritz Lang), de cores de contrastes extremos extraídas diretamente dos quadrinhos pulp e de terror e de elementos do goth-rock e do pós-punk.

Studio na Colab55
Estudo para Edward Mãos de Tesoura
Estudo do Coringa (Batman – 1989)
Estudo do Pinguim, para Batman – O Retorno

Tim Burton começou a desenhar como um desabafo para o seu nervosismo ainda na infância, na cidade norte americana de Burbank, California. Logo começou a realizar experiências com animação stop-motion e produzir filmes amadores com seus amigos, parentes e vizinhos.

Retrato de Joey Ramone

Estudo para Edward Mãos de Tesoura
Estudo de Beetlejuice (Os Fantasmas se Divertem)

A mente inquieta e repleta de referências à filmes B, séries de animação para a TV, quadrinhos e cultura pop, em contraste ao superficial ambiente suburbano, das famílias perfeitas e ao ideal do “sonho americano” é oriundo dessa vivência. Esse conflito que se tornou eixo central da narrativa do autor, e pode ser visto em filmes como Edward Mãos de TesouraO Estranho Mundo de JackFrankenweenieOs Fantasmas se DivertemAs Grandes Aventuras e Pee-wee  e Ed Wood, também se encontra em seus desenhos, estudos e pinturas.

Estudo para Vincent

Retrato de Ronald Reagan

O uso da linguagem do cartoon, assim como o de ferramentas normalmente associadas à infância como lápis de cor e giz de cera remetem aos prazeres da imaginação, que o autor aprendeu a valorizar na adolescência e carregou para a vida adulta. O diálogo entre infância e vida adulta é também um dos fortes eixos narrativos do artista.

Quer saber mais sobre arte, cinema, música, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *