Tank Girl – A personagem símbolo das Riot Grrrls e da psicodelia inglesa

Tank Girl é a punk rocker beberrona criada por Alan Martin e Jamie Hewlett (co criador e responsável pela arte da banda animada Gorillaz) lançada na Inglaterra no final dos anos 80

Em uma Austrália pós-apocalíptica, desértica e caótica (assumidamente uma paródia do mundo criado para a série Mad Max) vive Tank Girl. Uma garota punk, com um humor extremamente sádico e imprevisível, que sobrevive de tramoias com Booga, seu namorado canguru mutante, e Kamp Coala, um coala super inteligente, no tanque de guerra onde vivem.

Ainda na metade dos anos 80, Alam e Jamiecomeçaram a criar personagens som o sufixo “girl” como uma resposta ao terrível filme Supergirl, de 1984. Aideia era criar uma personagem de quadrinhos forte e punk, contraponto a inocente e fútil super-girl apresentada no filme. Inspirado em uma imagem de um piloto de tanque da segunda guerra mundial usando um par de fones enormes, a dupla criou Tank Girl. Apesar do cenário australiano, a HQ era uma colcha de retalhos de elementos da cultura inglesa. A obvia referência ao punk inglês dos Sex Pistols parece em casa com a psicodelia e humor surreal do Monty Python.

Studio na Colab55

O comportamento sexual libertário de Tank Girl e Booga, assim como o fato de Kamp ser gay, incomodaram a sociedade britânica mas acabaram transformando a personagem em símbolo contra o conservadorismo. Tank Girl foi considerada um resultado do crescimento do empoderamento feminino e LGBT na cena Punk. Em especial, sua imagem foi usada como pôster para a Marcha Contra a Emenda 28, na Inglaterra. Lei que dizia “proibida a prática intencional de promover a homossexualidade ou publicar material com intenção de promover homosexualidade e/ou promover sexualidade como pretensa relação familiar”.

No Brasil as histórias de Tank Girl foram publicadas pela revista Animal. Uma importante publicação nacional dos anos 80 e 90 que trouxe muito material de quadrinhos europeus, antes publicados em revistas como Heavy Metal e El Vibora. Desde então nunca mais hou uma tentativa de trazer a garota do tanque para o público brasileiro.

Em 1995 Tank Girl foi adaptada para o cinema,  com Lori Petty no papel principal e Naomi Watts como Jett Girl. O filme sofreu péssimas críticas e foi descrito por Alan e Jamie como “uma experiência dolorosa”. Apesar do roteiro fraco e extremamente carente da criatividade e ousadia da obra original, o filme apresenta alguns pontos positivos, como as sequências em animação incríveis, inspiradas na arte de Jamie Hewlett e a trilha sonora, com artistas como L7HoleDEVOPortishead e Joan Jett.

O filme acabou representando a separação da dupla. Jamie Hewlett criou o Gorillaz com Damon Albarn com quem ainda segue trabalhando. Alan Martin continua a escrever as histórias de Tank Girl, que já foram desenhadas por artistas como Philip BondGlyn DillonAshley WoodWarwick Johnson-CadwellJim MahfoodBrett ParsonJonathan EdwardsCraig KnowlesRufus DaygloAndy PritchettBrian Bolland e Mike McMahon.

Tank Girl por Brian Bolland

Quer ler mais sobre o mundo das artes? continue NA-NUZEANDO

E aqui no NA-NU você pode ler mais sobre o mundo dos quadrinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *