Conheça as atrações do Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba

De 5 a 8 de outubro, acontece no Teatro da Caixa (Caixa Cultural), a 13ª edição do o Curta 8 – Festival Internacional de Cinema em Super 8.

A programação do evento traz 74 filmes vindos de oito países, além de três mostras paralelas, com filmes do Brasil e da Argentina. O festival trás produções que transitam entre a animação, o documentário e o experimental. Todas as sessões têm entrada franca.

O Curta 8 traz, também, uma mostra especial com dois videoclipes realizados por cineastas de Curitiba e com performances musicais ao vivo de artistas locais. Haverá ainda o Dia do Filme Caseiro (Home Movie Day), onde o público pode trazer seus rolinhos de casa para serem projetados em sessão especial comentada.

Outra atração do festival é o lançamento do livro Super 8 no Brasil: Um Sonho de Cinema, de Antônio Leão Neto. Trata-se da décima obra do escritor que se configura em um dicionário sobre o movimento super 8 brasileiro, contendo a relação dos filmes, seus realizadores e biografias. No total, estão listados no livro 5.519 filmes, 3.770 realizadores e 952 biografias.

Studio na Colab55

Vinheta realizada por Tami Taketani:

Confira abaixo algumas das atrações do Curta 8:

Mar Oculto de Heitor Menezes – “O universo e o oceano seguem cercados de lendas, por serem ainda, praticamente inexplorados, isso faz com que até hoje mantenham-se os mitos e as crenças que envolvem os mares, o que faz levantarmos muitas dúvidas sobre o que é falso ou verdadeiro.”
Leonardo Esteves apresenta o filme Crepúsculo Do Grão – “Drama, autobiográfico, documental, com desfecho sobrenatural.”
Teresa, da cineasta portuguesa Tânia Dinis – “A imagem fragmentada de um registro íntimo. A impressão de momentos esquecidos no tempo mas prontos para emergirem do esquecimento que permitem construir uma possível história: a história que queremos ver. “
Videoclipe da banda Wi Fi Kills, com direção de Carol Winter – “Um robô assassino mata as pessoas que encontra através de sua dança mortal e ondas de Wifi”
Etruska Watersno do diretor #BezerraBenites – “História épica e marginal da drag queen Etruska Waters, construída no formato de falso trailer. Filmado em P&B, o trailer faz referência ao cinema de invenção das décadas de 60/70, em especial o trailer de O Bandido Da Luz Vermelha.”
O Corte, filme é do diretor Alberto Eisenring Jr – “Um jovem casal caminha numa floresta capturando imagens para seu filme Super 8, quando são surpreendidos por três sujeitos numa estranha perseguição.”
Imaginar é Ver o Futuro, do diretor Alexandre Spiacci – “Dona IDA, é uma senhora triste e desmotivada com a vida. Escutando disco de Jimmy Fontana, ela ouve e as notas reverberarem em si, dança sozinha pela casa como a décadas não fazia. Dona IDA não sabe o que seus netos colocaram em seu potinho de chá.”
Café Sem Fim, o filme de Amanda Lafayette e Beatriz Oliveira – “Os inimigos dos homens dominarão as máquinas.”
O filme Cemitério Dos Pássaros, do diretor Alexander De Moraes – “Na secular ilha de Paquetá existe o único Cemitério de Pássaros do Brasil. Pessoas de todo o pais atravessam a Bahia de Guanabara para enterrar seu pássaros de estimação no local. O filme acompanha uma dessas viagens
Elisa, de Elaine Stankiwich: “Em um monólogo interior, a personagem retoma memórias. Elisa escreve sobre estas cenas em uma narrativa que mescla ficção e realidade. A partir destas vivências, ela resgata sua biografia preenchendo os vazios e lacunas de sua trajetória.”
Mostra Especial Ivan Cordeiro. Ivan é um cineasta pernambucano, radicado em Los Angeles, onde estudou Comunicações com ênfase em Cinema. Como entusiasta da bitola super 8, produziu vários filmes assim como restaurações, usando escaneamento digital para fins de pós-produção, em associação com a Pro8mm, da Califórnia (EUA)

Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8:

DIA 5 OUT 2017 – QUINTA-FEIRA

18h30
Abertura – Filmes de Hugo Mengarelli

20H30
Mostra de Filmes Finalizados em Digital
Mostra de Filmes em Tomada Única – Independentes
Mostra de Filmes em Tomada Única – Oficina /PR
Mostra em Tomada Única – Clipes

21H30
Debate Mostras Competitivas

DIA 6 OUT 2017 – SEXTA-FEIRA

18H30
Mostra Ivan Cordeiro

20H30
Mostra de Filmes Finalizados em Digital
Mostra de Filmes Finalizados em Película
Mostra de Filmes em Tomada Única – Independentes
Mostra de Filmes em Tomada Única – Oficina /PR

21H30
Debate Mostras Competitivas

DIA 7 OUT 2017 – SÁBADO

17H
Lançamento do Livro – Super 8 no Brasil: Um sonho de Cinema, de Antônio Leão.

18h30
Mostra Irmã(o)s Wagner

20H30
Mostra de Filmes Finalizados em Digital
Mostra de Filmes em Tomada Única – Independentes
Tomada Única – Oficina /PR
Mostra de Filmes Finalizados em Película
Mostra de Filmes emTomada Única Clipes

21H30
Debate Mostras Competitivas – DIA 8 OUT 2017 – DOMINGO

16H
Dia Do Filme Caseiro – com Lucas Vega e Eugenia Castello

18h30
Mostra Ernesto Baca

20H30
Cerimônia de Encerramento e Premiação

CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Quinta a sábado, sessões às 18h30 e 20h30; domingo, sessões às 16h, 18h30 e 20h30.
Entrada franca – ingressos devem ser retirados, a cada dia, uma hora antes da primeira sessão.

Quer mais sobre cinema, arte, cultura e curiosidades? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *