A criação do universo de Star Wars pela arte de Ralph McQuarrie

Ralph McQuarrie criou conceitos visuais para filmes como E.T. O Extra-Terrestre, Cocoon e para a série de TV Battlestar Galactica, mas foi o universo de Star Wars que imortalizou seu trabalho.

Ralph McQuarrie começou sua carreira de ilustrador desenhando equipamentos para dentistas. Mais tarde, trabalhou no material promocional da cobertura do Programa Espacial Apollo para a CBS News. Graças a esse trabalho, Ralph McQuarrie foi convidado pelos produtores  Hal Barwood e  Matthew Robbins para produzir alguns estudos para o projeto que viria a ser Star Wars. Impressionado com seu trabalho, o cineasta George Lucas, criador da série, passou a conversar constantemente com Ralph sobre o seu projeto de ficção científica/fantasia.

Studio na Colab55

McQuarrie foi fundamental na criação do conceito visual do universo de Star Wars e na criação de personagens como  Darth VaderChewbaccaR2-D2 e C-3PO.

Estudo mostra um jedi, que viria a ser Obi One Kenobi com um pequeno alienígena que acabou sendo substituído por R2-D2
No princípio do projeto, o sabre de luz não era uma arma apenas destinada aos jedis.
Estudo para R2-D2 e C-3PO
Estudo de uma cidade capital do império, a ser usado em Uma Nova Esperança. O conceito foi abandonado, porém inspirou Cloud City, que aprece em O Império Contra Ataca e O Retorno de Jedi

“Eu só fiz o meu melhor em representar como eu achava que o visual do filme deveria ser, eu tinha realmente gostado da ideia. Eu nunca imaginei que o filme seria produzido. Minha impressão era a de que o projeto era caro demais. Que não haveria audiência suficiente. Era complicado demais. Mas George (Lucas) sabia de muitas coisas que eu não sabia”

Ralph McQuarrie

Os conceitos criados por Ralph McQuarrie ainda são a base para a expansão do universo até hoje e sua criação ainda pode ser vista na série Star Wars Rebels e nos filmes mais recentes, O Despertar da Força e Rogue One.

Ser aracnídeo criado por Ralph McQuarrie para O Império Contra-Ataca. O conceito abandonado foi re-utilizado na série Rebels
Estudos para os possíveis protagonistas de Uma Nova Esperança inspiraram a equipe da série Rebels (abaixo)

Para mais Star Wars no NA-NU veja aqui

Quer continuar lendo mais sobre animações, quadrinhos, filmes e muito mais? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *