Era uma vez no Spaghetti Western – Um livro sobre Sergio Leone

O autor Rodrigo Carreiro faz uma análise detalhada sobre a carreira e história de Sergio Leone, diretor símbolo do Spaghetti Western

Era uma vez no Spaghetti Western –  O Estilo de Sergio Leone é a primeira pesquisa extensa sobre o cineasta italiano publicada no Brasil. A pesquisa foi realizada para a tese de doutorado do autor, o jornalista e cinéfilo, Rodrigo Carreiro. Porém o autor consegue aliar com sucesso a profundidade da pesquisa acadêmica com a análise e comunicabilidade dos bons críticos de cinema.

O livro apresenta a história do que ficou conhecido como Spaghetti Western, movimento do cinema europeu que produziu centenas de filmes de bangue-bangue entre as décadas de 60 e 70. Filmes que, apesar do repúdio da crítica, obtiveram grande popularidade e criaram uma escola estética e narrativa que foram fundamentais na linguagem de cineastas como Quentin Tarantino e George Lucas.

No começo dos anos 60, produtores europeus lançaram-se a tarefa de produzir filmes ambientados no “velho-oeste” norte-americano. Durante quase duas décadas, realizadores da Itália, Alemanha, Espanha e França lançaram mais de 550 filmes nesse ciclo de produção. Críticos prestigiados espinafraram as obras e seus diretores, mas isso não impediu o subgênero de alcançar grande sucesso de público por todo o mundo. Um grande diretor pode ser apontado como grande razão desse fenômeno. Sergio Leone introduziu o humor negro e a ironia no gênero, representou caubóis como homens sujos, fugindo da versão idealizada pelo cinema norte-americano e criou novas técnicas de representação imagética e sonora.

Studio na Colab55

Era uma vez no Spaghetti Western –  O Estilo de Sergio Leone examina todos os filmes de Sergio Leone, analisando exaustivamente cenas importantes para encontrar e explicar os padrões recorrentes de imagem, som e narrativa que constroem o estilo do diretor. O estudo ainda mostra a influência exercida por seus filmes na gramática do cinema comercial atual, e defende a tese de que Sergio Leone possui a mesma estatura de grandes renovadores da linguagem cinematográfica, como Jean-Luc Godard e Ingmar Bergman.

O livro faz parte da série Cinema Estronho, da editora Estronho. O livro é extensamente ilustrado com imagens dos filmes, diagramas e cartazes. Você encontra esse e outras publicações da editora Estronho na Loja do NA-NU.

Quer continuar lendo curiosidades e novidades sobre arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

E quer continuar lendo sobre o universo e história do cinema, tem bastante cinema no NA-NU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *