Conheça a história de Sandman, HQ revolucionária que apresentou Neil Gaiman para o mundo

Neil Gaiman se tornou ícone da cultura atual tendo obras como CoralineAmerican Gods e Stardust adaptadas para o cinema e para a TV. Mas foi com Sandman que o autor entrou para a história dos quadrinhos e foi reconhecido como grande gênio.

No final dos anos 80, inspirados pelo sucesso comercial de obras como Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller e A Piada Mortal, de Allan Morre, a editora norte americana de quadrinhos, DC Comics, buscava por novos roteiristas talentosos. Em sua maioria jovens britânicos. Aproveitando a recém publicada Crise nas Infinitas Terras, série que redefiniu o universo ficcional da DC, a editora buscava autores aptos à reinventar o universo de suas publicações. Com isso (re-)nasciam séries excelentes como Homem-Animal, de Grant MorrisonO Monstro do Pântano de Allan Moore e Sandman de Neil Gaiman. Obras que estão entre as mais influentes da história recente dos quadrinhos. As publicações foram sucesso de público e crítica e levaram a DC a criar a linha Vertigo de quadrinhos adultos.

A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Puch

Gaiman havia chamado atenção da editora com as incríveis graphic novels Violent CasesA Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Puch, ilustradas por seu parceiro de longa data, Dave Mckean. Em 1987, a DCpublicou Orquídea Negra, escrita por Gaimane ilustrada por MckeanKaren Berguer, que mais tarde se tornaria diretora da Vertigo, ofereceu a Gaiman a oportunidade de reinventar um personagem do universo DC à sua maneira.

The Sandman foi um título usado em duas publicações anteriores da DC, a princípio, não relacionadas. Sandman nasceu como o detetive Wesley Dodds em 1939. Na década de 70, o nome Sandman ressurgiu como um super herói criado por Joe Simon e Jack KirbyNeil Gaiman utilizou elementos das duas publicações, envolvidas em um turbilhão de referências à mitologia, história, literatura e cultura popular pra criar sua versão de Sandman.

Studio na Colab55

Capa por Dave Mckean

As histórias giram em torno de Sonho, um dos sete irmãos Perpétuos. Os outros Perpétuossão o misterioso Destino, a simpática Morte, a/o manipuladora/o Desejo, a acolhedora Desespero, a problemática Delírio e o exilado Destruição. A série tem como base uma característica muito presente no trabalho de Gaiman, a antropomorfização de entidades metafísicas. Outra característica são os elementos históricos e mitológicos. O universo de Sandman é povoado por deuses e lendas, como OdinThor, a deusa egípcia Bastet e um Lúcifer assumidamente inspirado em David Bowie, tal qual figuras históricas, como Mark TwainMarco PoloWilliam Shakespeare e até John Belushi. Vários artistas ilustraram as histórias de Sandman, entre eles Sam KiethMike DringenbergJill ThompsonShawn McManusMarc Hempel, and Michael Zulli, porém, todas as capas são de Dave Mckean. O estilo surrealista de Mckean é fundamental na criação da identidade lírica de Sandman.

Capa de Dave Mckean

Sandman causou repercussão e até hoje é considerada uma das maiores séries da história dos quadrinhos ao lado de obras como Maus, de Art Spiegelman e Watchman, de Allan Moore. Além disso, Sandman foi pioneiro na representação feminina e LGBT nas HQs. Em uma época onde a maioria das personagens gays ou transexuais eram mostrados como caricatos ou trágicas vítimas da AIDS, Gaiman nos trouxe personagens como Wanda, mulher trans filha de uma família extremamente religiosa e conservadora. Ou Fox Glove, cantora que sofre pressão para esconder seu relacionamento com sua parceira Hazel. E Hal, zelador de um prédio que se apresenta em performances como drag queen.

Arte de Sam Kieth
Sonho, por Miguelanxo Prado

A série original teve 75 edições e foi publicada de 1989 à 1996 e teve vários spinoffs como as mini-series Morte O Preço da Vida (que inaugurou a linha Vertigo), Morte O Grande Momento da VidaSandman Teatro do Mistério, os livros infantis Os Pequenos Perpétuos entre vários outros. Em 2003 foi lançada a publicação Sandman: Noites Sem Fim que trazia sete novas historias escritas por Neil Gaiman e ilustradas por Dave McKeanP. Craig RussellMilo ManaraMiguelanxo PradoBarron StoreyBill SienkiewiczGlenn Fabry Frank Quitely.

Morte, fan-art por Lucas Fernandes

No brasil, a série original foi publicada diversas vezes. Entre 1989 e 1998 em seu formato original de revista pela editora Globo, mais tarde por editoras como Metal PesadoTudo em Quadrinhos e Escala, em encadernações pela editora Conrad e, finalmente, pela Panini entre 2010 e 2013 com Sandman – Edição Definitiva.

Quer ler mais sobre a história e curiosidades do mundo das artes e da cultura popular? Continua NA-NUZEANDO

E aqui no NA-NU você encontra muito mais sobre quadrinhos, além de histórias completas pra ler aqui mesmo

2 Replies to “Conheça a história de Sandman, HQ revolucionária que apresentou Neil Gaiman para o mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *