Documentário mostra o surreal mundo do artista visual Rafael Silveira

A exposição de Rafael Silveira que aconteceu nesse ano de 2017 no MON bateu recordes e atraiu mais de 90 mil visitantes. Quem é esse artista que começou nos fanzines e transita entre os quadrinhos, pintura, música e escultura?

Rafael silveira iniciou sua carreira gráfica com fanzines, participou de publicações de quadrinhos e por muito tempo suas artes podiam ser vistas em cartazes, capas de disco e artes para camisetas na cena local. Por aqui, já falamos do Almanaque Entropya, importante publicação local de quadrinhos, da qual Rafael, na época assinando como RHS, era uma das figuras centrais.

É difícil separar o trabalho visual de Rafael Silveira de sua relação com a música. Além de músico atuante na cena, em bandas como Los Diaños e Os Transtornados do Ritmo Antigo, produziu arte para capas de álbuns e cartazes de grandes eventos.

Capa do disco Contagem Regressiva para a Insanidade, da banda Los Diaños

O documentário O Gabinete do Dr Silveira, de 2012, foi produzido por Rasputines Estúdio e mostra um resumo da trajetória desse brilhante artista local. O curta metragem mostra também um pouco do processo criativo do artista, sua relação com a música e o processo de criação de molduras personalizadas para suas pinturas, em parceria com a oficina de entalhe.

Studio na Colab55

Capa do disco Estandarte da banda Skank

Esse ano o artista realizou uma exposição no Museu Oscar Niemeyer e superando qualquer expectativa se tornou uma das atrações mais visitadas da historia do espaço, entre exposições como a de Frida Kahlo (2014) e do arquiteto Vilanova Artigas (2016). A mostra contou com pinturas, esculturas e instalações e  teve curadoria do paulistano Baixo Ribeiro, fundador da galeria Choque Cultural, que representa Rafael Silveira.

Quer ver mais sobre o que a gente publicou do trabalho de Rafael Silveira, continue por aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *