Quadrinhos Em Curitiba: Editora Nona Arte

Quadrinhos em Curitiba é uma pesquisa de Fulvio Pacheco

Oficina do Diabo, de DW Ribatski

Muitas publicações locais realizadas até 2003 em Curitiba, neste começo de século, são resultado de publicações na Internet, fruto da editora virtual Nona Arte, criada em setembro de 2000, com sede no Rio de Janeiro. Essa é uma das características do início do século XXI: as transformações nos sistemas de comunicação. Segundo o editor André Diniz (2004), foi o modo que encontrou de editar quadrinhos no país, e seu site tornou-se um dos mais visitados da internet brasileira. Mesmo sob o ponto de vista pessimista de Diniz, diversos quadrinhos apresentados no site viraram revista. Esse foi o caso de três publicações curitibanas, impressas pela Fabrica do Livro do Rio de Janeiro: os já citados Fantasias Urbanas, de Fulvio Pacheco, Oficina do Diabo, de DW Ribatski, e, anteriormente a estes, a revista Espectros Microscópicos (uma coletânea de histórias em quadrinhos, lançada em 2003, pelo quadrinista Antônio Eder, envolvido com grande parte da produção local como: Gralha, Manticore, Almanaque Entropya, Dr. Clima, Metal Pesado), onde o quadrinista usa linguagem cartunizada na maioria dos seus quadrinhos de humor.

Studio na Colab55

Espectros Microscópicos de Antônio Eder

Além dessas, o Jornal Informal, com autores de outras partes do Brasil, saíram do site Nona Arte. Também outros trabalhos de quadrinistas locais, como Allan Ledo, Daniel Souza Gomes, José Aguiar e Adilson Orikassa, são produzidos e publicados virtualmente pelo site Nona Arte, mostrando assim como é representativa a produção curitibana no montante nacional, mesmo nestas novas mídias. O Site recebeu 11 prêmios diversos pela melhor edição de André Diniz.

.

.

.

.

.

Jornal Informal, Nº 1
Jornal Informal, Nº 2
Fantasias Urbanas de Fulvio Pacheco

Veja mais sobre Quadrinhos em Curitiba, a pesquisa de Fulvio Pacheco

Veja mais sobre a Gibiteca de Curitiba no NA-NU

Veja mais sobre a Editora Nona Arte no NA-NU

2 Replies to “Quadrinhos Em Curitiba: Editora Nona Arte

  1. Fala pessoal,
    Tenho alguns projetos de HQ e estou buscando parceria, se vcs souber de alguém posso encaminhar mais informações, ou alguém que possa desenhar uns projetos HQ corporativo, revistas para algumas empresas com os meu personagens na versão infantil também. Podem me ajudar vcs que estão mais inseridos neste universo.
    Valeu Marcio San

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *