Quadrinhos em Curitiba – 2016, um novo capítulo na história da Gibiteca

Quadrinhos em Curitiba é uma pesquisa de Fulvio Pacheco. Em 2016, Fulvio Pacheco assume a coordenação da Gibiteca de Curitiba, que volta a ser sediada na Casa da Baronesa.

Em 2016 a Gibiteca começou o ano com as portas fechadas. A partir de fevereiro o funcionário Luis, que trabalhava ao lado de Maristela Gracia (coordenadora da Gibiteca de Curitiba), entrava num período de tirar suas ultimas licenças e de aposentadoria. Então dia 24 de fevereiro a gestão da Fundação Cultural de Curitiba, incentivada pelo pedido do setorial e dos abaixo assinados e demais apelos da classe dos ilustradores pela internet, conseguiu, depois de muita batalha, transferir Fulvio Pacheco para a Fundação. Assumindo assim a coordenação da Gibiteca e do recém criado setor de ilustração na FCC.

Campanha Fulvio na Gibiteca no Facebook

A primeira tarefa de Fulvio Pacheco à frente da Gibiteca era atender outra grande demanda da ilustração, devolver a Gibiteca, que desde 1998 estava na garagem do Solar do Barão para a Casa da Baronesa. Então em maio de 2016 o Museu da Fotografia foi acomodado no primeiro bloco do Solar do Barão e a Gibiteca finalmente voltou para a Casa da Baronesa. A mudança também supriu outras necessidades da Gibiteca levantadas pelo setorial de ilustração como: uma incubadora, um espaço adequado para guardar o acervo de gibis raros e desenhos originais, salas de exposição para mostras da produção curitibana, brasileira e internacional intercalando mostras de resgate histórico e da produção atual, e um espaço mais adequado, com janelas para os cursos e palestras e, por fim, um espaço para organização do acervo, separado por temática: heróis, terror, infantil, mangá, RPG, nacional, curitibanos e um novo ambiente onde a Gibiteca disponibiliza revistas repetidas para troca. A inauguração lotou o espaço com 428 pessoas inclusive com a presença do prefeito, vários vereadores e demais autoridades. Também neste evento era lançada a Bienal de Quadrinhos de 2016, novo nome da Gibicon coordenada pelo Fabrizio Andriani e Luciana Falcon, com a presença dos curadores da edição. Nesta noite aconteceu a abertura de uma exposição retrospectiva da Gibicon.

Studio na Colab55

Abertura da exposição Navio Negreiro de Elvo Benito Damo
Abertura da exposição Nilson Mueller

A Gibiteca, agora com uma sala de exposições própria promoveu 15 exposições ao longo de 2016: Retratos em Café de Dirceu Veiga, A Fabulosa Galeria de Personagens dos Quadrinhos  de Curitiba, Guerra Civil no Shopping Palladium / IMAX, Exposição de banners mangas dos alunos da Gibiteca de Curitiba, no Haru Matsuri, Urban Sketchers Curitiba Desenham a Gibiteca de Curitiba, Três Patetas Surdos de Lucas Ramon, Esquadrão Suicida no Shopping Palladium / IMAX, Navio Negreiro de Elvo Benito Damo, Carlos Alberto Noviski, Silvia Zylla, Retrospectiva Urban Sketchers Curitiba, Exposição dos Alunos de Aquarela e modelos Vivos Cosplay e a exposição Nilson Muller homenageando esse grande ilustrador, pioneiro na cidade com o nome da sala de exposições da Gibiteca.

Reinauguração da Gibiteca de Curitiba

Você pode continuar lendo a pesquisa de Fulvio Pacheco sobre a história dos Quadrinhos em Curitiba aqui no NA-NU

Lembrando que aqui no NA-NU você também encontra HQs completas pra você ler em HQ no NA-NU

E tem mais conteúdo de quadrinhos por aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *