Psycho Carnival, a história de um dos maiores festivais de Psychobilly

Entre os dias 9 e 12 de fevereiro acontece em Curitiba a 19ª edição do Psycho Carnival, um dos maiores festivais dedicados ao psychobilly. Conheça a história desse importante evento que reúne anualmente atrações e entusiastas do estilo do mundo inteiro.

Curitiba tem uma forte e longa história no psychobilly. O estilo nascido na Europa nos anos 80 que mistura elementos do punk, cultura rockabilly, horror e filmes B encontrou logo adeptos no Brasil. Em Curitiba, a cena psychobilly já nasceu forte, no final dos anos 80 e começo dos 90, com bandas como Missionários, Krappulas, Os Cervejas e Ovos Presley. Inserido na veia alternativa da cidade e ganhando força ao lado do punk em bares e casa de show como Lino’s bar, 92 gaus e Circus Bar, o psychobilly curitibano acabou por fazer história e gerar algumas das bandas mais representativas do estilo.

Batmobile 2006

Na metade dos anos 95, ex integrantes da banda Os Cervejas formam Os Catalépticos, nome que se tornaria sinônimo do psychobilly brasileiro e a primeira banda nacional do estilo a alcançar reconhecimento internacional tendo participado de várias turnês mundiais.

Em uma dessas turnês Os Catalépticos conheceram a banda francesa Skatafiles que demonstrou interesse em se apresentar no Brasil. Uma data foi marcada próxima ao carnaval com as bandas Os Catalépticos, Ovos Presley, Demon Drunx e Kosmic Gorilaz. Os Skatafiles, inseguros quanto a data, pediram para não aparecer no cartaz. Assim nascia o Psycho Carnival.

A boa relação de Vlad Urban, guitarrista e vocalista dos Catalépticos e principal produtor do festival, com artistas internacionais do gênero ajudou o festival a tornar uma referência na cena psychobilly mundial.

Studio na Colab55

Psychobilly Fest, criado pelo guitarrista da banda Ovos Presley, Wallace Barreto. Os dois eventos recorrentes, trazendo atrações, locais, nacionais e internacionais, por mais de duas décadas foram fundamentais para o crescimento dessa cena que como inspiração para novas gerações que mantém a cena viva e forte.

 

Banane Metalik 2007 Foto Letz Spindola

A boa relação de Vlad Urban, guitarrista e vocalista dos Catalépticos e principal produtor do festival, com artistas internacionais do gênero ajudou o festival a tornar uma referência na cena psychobilly mundial.

Curitiba já abrigava um festival do estilo desde o final dos anos 90, o Psychobilly Fest, criado pelo guitarrista da banda Ovos Presley, Wallace Barreto. Os dois eventos recorrentes, trazendo atrações, locais, nacionais e internacionais, por mais de duas décadas foram fundamentais para o crescimento dessa cena que como inspiração para novas gerações que mantém a cena viva e forte.

Robin 2007 Foto Letz Spindola

Entre as atrações do festival ao longo dos últimos 18 anos estão praticamente todos os grandes nomes do psychobilly mundial. O segundo ano já contou com os holandeses do Cenobites. Ao longo dos anos os históricos Demented Are Go, Batmobile, Guana BatzThe Sharks, King KurtFrantic Flintstones, Nekromantix, Mad Sin, Chibuku, Banane Metalik,  e mesmo os considerados criadores do estilo ( ou a ÚNICA banda de psychobilly de verdade) The Meteors.

Mad Sin 2008 Foto Marcelo Stammer
Voodoo Zombie 2010

Entre os destaques nacionais estão Ovos Presley, muitas vezes citados como melhor show do festival. Sick Sick Sinners, banda formada pelos integrantes dos Catalépticos, Vlad Urban e Mutant Cox. E As Diabatz, banda formada por Baby RebbelKiller KlawClau Sweet Zombie que também alcançou destaque internacional. Entre os pioneiros do Kães Vadios, Krappulas, Krentz, Missionários além dos assíduos ChernobilliesThe Brown Vampire Cats, Hillbilly Rawhide, Big Nitrons, CWBillys e nomes locais como O Lendário Chucrobillyman, No Milk Today e Limbonautas.

Scarekrows grupo francês 2010
Phantom Rockers 2010
Frenzy 2010

Confira todos os cartazes do festival:

Sick Sick Sinners 2011 Rodrigo Juste Duarte
Psychodelic Jungle Foto Fábio Torres 2011
As Diabatz 2011 foto por Rodrigo Juste Duarte
CWBillys 2011 foto por Rodrigo Juste Duarte
2012
The Caravans 2013
2014
King Kurt 2014
The Mullet Monster Mafia 2014
Guana Batz 2016 foto por Pri Oliveira

 

Jinetes Fantasmas 2017
Krappulas 2017 Pri Oliveira
Long Tall Texans 2017 Foto Diego Baldraco
Tampa do Caixão 2017 foto Pri Oliveira
The Meteors 2017 Foto Pri Oliveira

A abertura oficial do Psycho Carnival esse ano acontece no dia 08, quinta feita, com as apresentações de Luis Fireball e The Good Lookin’ Boys e Barbatanas.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continua NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *