Portal Das Percepções: Gaiteiros de Lume!

Pra quem curte música celta não pode deixar de conhecer Gaiteiros de Lume, grupo musical que surgiu em meados de 2007 e que reproduz com muita fidelidade a musicalidade desta cultura tão bonita. Com influências da cultura medieval e dos povos celtas da região da Irlanda, Escócia, Bretaña (França) e Galícia (Espanha), o repertório deles vai desde temas instrumentais, líricos, cheio de poesia até o folk num nível tão envolvente que é quase impossível não bater as mãos e sair dançando.

A formação do grupo conta com Gabriel Rodrigues (banjo, bandolim e violão), o grande mestre Carlos Simas (harpa, violão, gaitas de fole e flautas), Gustavo Toscan (acordeom, gaita ponto) e Luis Felipe (gaita de fole, flauta).

Com instrumentos exóticos, incluindo vários tipos de gaitas de foles como a uilleann pipe (gaita de fole irlandesa), great highland bagpipe (gaita de fole escocesa), scottish smallpipes e gaita galega, além de instrumentos tradicionais como a harpa céltica, concertina, irish flute, tin whistle, low whistle, bandolim, banjo, viela de roda, entre outros, Gaiteiros de Lume é uma experiência mais que sonora, especialmente ao vivo. O grupo freqüentemente se apresenta em eventos voltados à temática celta e/ou relacionados à música medieval. Cervejaria Asgard, Jokers e Cervejaria Bodebrown são alguns dos estabelecimentos localizados na capital paranaense onde você pode conferir o trabalho deles ao vivo. E não é raro encontrá-los nas praças, nos teatros, ou ministrando oficinas de música, realizadas em parceria com a Fundação Cultural.

Já viajaram pelo Brasil realizando apresentações em casas de show, bares, casamentos, entre outros eventos fechados. E marca na agenda aí, Gaiteiros de Lume toca no Jokers dia 27/06 e se apresenta ainda este mês no Beer Train – evento da Cervejaria BodeBrown onde rola degustação de cerveja, música e uma viagem linda de trem até Morretes.

 

O primeiro álbum da banda, Rocky Road to Dublin, foi lançado em 2011 e é fruto de um trabalho de pesquisa na tradição e nos costumes dos povos celtas. Quer saber mais sobre o grupo Gaiteiros de Lume? Acompanhe eles no facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *