Phil Tippett, animador stop-motion de Star Wars, Jurassic Park e Robocop

“Eu tomei LSD quando eu estava trabalhando em O Retorno de Jedi“. Conheça o trabalho de Phil Tippett, escultor e animador stop-motion responsável por efeitos especiais em Star Wars, Jurassic Park, Starship Troopers, Dragonheart e Robocop.

Fã do trabalho do gênio do stop-motion e dos efeitos especiais, Ray Harryhausen, o jovem Phil Tippett criava animações em casa, utilizando massinha de modelar e seus bonecos G.I. Joe. Phil começou sua carreira profissional como animador stop-motion e escultor, se tornou supervisor de efeitos especiais e diretor. Foi vencedor do Oscar de efeitos especiais seis vezes por Dragonslayer (1982), Star Wars Ep VI – O Retorno de Jedi (1982), Willow (1989), Dragonheart (1997), Starship Troopers (1998) e Jurassic Park (1994).

Phil Tippet e o escultor Pete Konig com o modelo de Draco, para o filme Dragonheart
Animação em stop-motion do robô ED 209 para o filme Robocop

Studio na Colab55

Dragonslayer de 1981
Dragonslayer de 1981
Phil Tippet no set de Starship Troopers
Laine Liska, Phil Tippett, Jon Berg, Doug Beswick e Rick Baker com suas criações para Star Wars

Ao ver o resultado da gravação da clássica cena da cantina em Tatooine, no primeiro filme de Star Wars Ep IV – Uma Nova EsperançaGeorge Lucas não ficou satisfeito com o resultado. Com a ideia de que o ambiente precisava estar mais repleto de alienígenas, Lucas contratou uma equipe de artistas para desenvolver as criaturas que apareceriam em tomadas adicionais. Este acabou sendo o primeiro trabalho no cinema de Phil Tippett. Em Star Wars, Phil foi foi o criador do design original da espécie Tauntaun e de Jabba, o Hutt e um dos responsáveis pelas incríveis animações stop-motion do tabuleiro de Holochess em Uma Nova Esperança e a batalha com os Walkers em Star Wars Ep V – O Império Contra-Ataca.

Animação stop-motion dos Imperial Walkers, em O Império Contra-Ataca
Walkers e Phil

“Eu tomei LSD quando eu estava trabalhando em O Retorno de Jedi. Eu me comunicava com meu gato, Brian. Brian me guiou em uma jornada. Eu rastejava por um túnel com Brian, o gato. Então nós fomos ao centro da terra. Ficamos lá por 3 milhões de anos. E eu estava bem, foi relaxante. Mas quando decidi voltar ao trabalho, voltei para o estúdio e olhei para aquela tela azul (Chroma Key) e minha visão foi tomada por aquela luz azul intensa. Eu que eu vi que tinha tomado demais”

Animação em stop-motion do Tauntaun para O Império Contra Ataca
Speeder bike em O Retorno de Jedi
“Minha visão original para o design do monstro Rancor era a mistura entre um urso e uma batata”
Tippett e sua criação, o Tauntaun
Design recusado para Jabba, o Hutt
Primeiro modelo de Jabba
Phil e Jabba

George Lucas recusou vários designs originais para Jabba, o Hutt. Então eu perguntei ‘se ele fosse interpretado por um ator, que ator seria? E ele respondeu Sydney Greenstreet” (Conhecido pelo personagem Signor Ferrari de Casablanca)

Jabba e Sydney Greenstreet
Phil e o esqueleto utilizado para animar o Tiranossauro Rex

Em Jurassic Park, de 1993, vários estudos de cenas do filme foram realizados em stop-motion por Phil e uma equipe de animadores. O diretor Steven Spielberg acabou optando não utilizar a técnica diretamente no filme, mas convidou Phil Pippett para a vaga de supervisor de efeitos especiais. Phil e a equipe da Industrial Light and Magic acabaram por criar um hibrido entre a animação 3D e o stop-motion. Para as cenas do Tiranossauro, um esqueleto da criatura foi criado com receptores especiais, para que Phil pudesse animá-lo em stop-motion, e os movimentos fossem traduzidos para a animação digital. O que servia como base para os animadores 3D.

Em 2015, Phil Tippett volta à série Star Wars para recriar as animações em stop-motion para o tabuleiro de Holochess em Star Wars Ep VII – O Despertar da Força. Phil foi convidado por Kathleen Kennedy à restaurar as criaturas originais do tabuleiro de Holochess de Star Wars. O problema é que os personagens originais criados a mais de 40 anos atrás estavam em um estado avançado de degradação. Phil e sua equipe fotografaram os modelos originais e os recriaram digitalmente para a produção de novos bonecos.

Mad God

Phil passou mais de 25 anos desenvolvendo seu projeto autoral, Mad God. O filme em três partes, totalmente animado em stop-motion, já havia sido abandonado pelo artista até ser convencido por colegas a realizá-lo via financiamento coletivo. Mad God é tão tecnicamente sublime quando visualmente chocante. Uma forte critica surreal e orgânica às engrenagens do sistema e à exploração dos recursos naturais do planeta.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continua NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *