O Setorial de Ilustração e a Conferência Livre dos Profissionais do Desenho

Quadrinhos em Curitiba é uma pesquisa de Fulvio Pacheco. Em 2013 com a necessidade de organização da classe surge o Plano Setorial de Ilustração.

Em 2013 Jyudah Ichiban organizou o coletivo de desenhistas Clube do Aro a partir da necessidade de organização da classe dos profissionais do desenho em uma associação. A classe já estava em um período de efervescência impulsionada pelo sucesso das Gibicons. O grupo iniciou uma série de reivindicações para a classe artística e foram eleitos representantes de ilustração, quadrinhos, caricatura, animação e games que juntos criaram o setorial de ilustração, um formato de associação sem muitas burocracias. Inicialmente os representantes desenvolveram GTs (grupos de trabalho): Marcelo Lopes com a Ilustração, Natan Souza Soares com o cartoon e a caricatura, Fulvio Pacheco com os quadrinhos e Jyudah com a animação, games e tatuagem (Este ultimo acabou se desvinculando depois do setorial). Neste Gts as demandas foram organizadas.

Delegados de Ilustração

Depois vieram as conferências de Ilustração, reunindo todos os grupos os GTs. Das várias reuniões surgiu o Plano Setorial de Ilustração, escrito por Jyudah, que mapeou a classe, levantou e apresentou todas as demandas. Muitas delas, atendidas posteriormente, como a volta da Gibiteca para Casa da Baronesa, um representante da classe à frente da Gibiteca, editais para ilustração, a criação da coordenação entre as linguagens da Fundação Cultural de Curitiba e o assento fixo no Conselho Municipal de Políticas Culturais. O secretario de cultura foi convidado à Gibiteca para ouvir as demandas da boca dos ilustradores que lotaram a casa. A demanda mais emergencial era um ilustrador á frente da Gibiteca. Maristela Garcia estava prestes à se aposentar e sem ela o futuro da Gibiteca era incerto. Os profissionais presentes no evento indicaram o Fulvio Pacheco como candidato, pois além de quadrinista e engajado com o setorial era funcionário municipal concursado.

Studio na Colab55

Cartaz da Conferência dos profissionais do Desenho.
Conferência Municipal de Cultura
Conferência de Ilustração

Em 2014 aconteceu a Conferência Geral de Ilustração com representantes de todas as linguagens que elegeram 14 delegados para representar a Ilustração na Conferencia de Cultura. A delegação foi uma das maiores da conferencia e pela primeira vez mostraram sua grande representatividade na cultura local ao lado da musica, teatro, dança e artes visuais.

Você pode continuar lendo a pesquisa de Fulvio Pacheco sobre a história dos Quadrinhos em Curitiba aqui no NA-NU

Lembrando que aqui no NA-NU você também encontra HQs completas pra você ler como Sangrando até MorrerBIDIU e Não Sei ser Princesaem HQ no NA-NU

E tem mais conteúdo de quadrinhos por aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *