NA-NU TV: Uma seleção de videoclipes produzidos em stop-motion

A sessão NA-NU TELEVISION é a sessão do blog do NA-NU que vai trazer playlists de videoclipes. Na primeira edição, uma seleção de videoclipes produzidos em animação stop-motion:

Stop-motion é a técnica de animação que usa o recurso da fotografia. Várias fotos colocadas em seqüência criam a ilusão de movimento. O uso de bonecos, ou da massinha de modelar é muito comum, mas como podemos ver nessa lista, o stop-motion permite a experimentação com diversos elementos.

Studio na Colab55

 

mmMarilyn Manson – Astonishing Panorama Of The End Times

A música foi composta em especial para a trilha da série de animação Celebrity Deathmatch, produzida em stop-motion. Na série de humor, celebridades do mundo da música travavam combates até a morte. O videoclipe foi dirigido por Pete List, animador da série.

.

arnArnaldo Antunes – A Casa é Sua

O videoclipe de A Casa é Sua foi dirigido por Carlon Hardt e Lucas Fernandes e produzido por Márcia Kohastu, da produtora especializada no meio musical Cia de Canalhas. O clipe é parte do projeto Três Clipes um Curta, juntamente com os clipes Bola de Meia, Bola de Gude, de Milton Nascimento e Pra não esquecer, de Fernanda Takai e Andy Summers.

 

Radiohead – Burn The Witch

O vídeoclipe de 2016 do Radiohead parece ter saído diretamente de uma animação stop-motion dos anos 60. Essa foi exatamente a inspiração, programas infantis de animação ingleses dos anos 60. A intenção era justamente mostrar a visão idealizada da Inglaterra rural e inocente representada nessas séries com o tom pesado da música.

 

Soatá, No Baque

O premiado vídeo dirigido por Carlon Hardt para a banda Soatá usa elementos como sementes ou jujubas como “pixels” em uma psicodélica animação stop-motion.

 

 

sepSepultura – Ratamahatta

Um dos trabalhos mais incríveis da história da animação brasileira, do stop-motion e do videoclipe produzido pra uma música excelente de uma das fases mais geniais do Sepultura. Que ainda contou com a participação de Carlinhos Brown e com o baterista David Silveria, do Korn. Mesmo assim, não se encontra na internet dados sobre a produção do videoclipe ou quem são seu autores. É uma obra incrível, que envolve dezenas de bonecos e cenários e trás uma estética especialmente brasileira.

 

The White Stripes – Fell In Love With A Girl

Outro que marcou a história do videoclipe, Fell In Love With A Girl foi dirigido por Michel Gondry. Trata-se de um stop-motion produzido com peças de lego. Algumas das cenas do clipe foram criadas em técnica de rotoscopia sobre cenas gravadas em vídeo da dupla.

 

gjGreen Jelly – Three Little Pigs

O vídeoclipe e a música contam uma versão alternativa e hilária da história dos três porquinhos que envolve até um personagem clássico do cinema de ação. O videoclipe foi inteiro produzido em claymation, que é a famosa animação em massinha.

 

devPrimus – The Devil Went Down To Georgia

The Devil Went Down To Georgia é a versão do Primus para a música composta por Charlie Daniels nos anos 70, mas que é baseada em um velho conto humano, algumas vezes musicado, do desafio com o diabo. O diálogo entre Johnny, o garoto violinista, e o Diabo, que o desafia para um duelo de rabecas é ilustrado nesse videoclipe em uma virtuosa animação stop-motion de Mike Johnson, diretor de animação de “James e o Pêssego Gigante”, “O Estranho Mundo de Jack” e “Noiva Cadáver”.

 

pgPeter Gabriel – Sledgehammer

Videoclipe de 87 que detém o título de maior premiado no MTV Awards (9 prêmios aquele ano) e de videoclipe mais exibido pela Mtv até hoje. O clipe, dirigido por Stephen R. Johnson, explora toda uma gama de possibilidades que o stop-motion permite pra criar uma narrativa surreal dá início à toda onda psicodélica dos videoclipes dos anos 90.

 

loseEatliz – Lose This Child

Esse incrível stop-motion feito com esculturas de areia foi realizado pelos animadores Yuval e Merav Nathan para a música Lose This Child, da banda Israelense Eatliz. O clipe retrata o ritual reprodutivo das tartarugas marinhas e os perigos enfrentados pelo filhote recém nascido como uma metáfora que ilustra a letra da música.

Confira shows completos, playlists e videoclipes aqui na NA-NU Television, do NA-NU.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *