Vina Lacerda apresenta concerto de lançamento do DVD Ritmos Brasileiros Para Cajón!

O músico Vina Lacerda apresenta neste domingo show de lançamento do DVD Ritmos Brasileiros para Cajón às 11h30, no Conservatório de MPB de Curitiba. E conta com a presença dos músicos Gabriel Schwartz, André Ribas, Vinicius Chamorro, Glauco Solter, Julião Boêmio e participação especial de Luis Otávio Almeida. Entrada gratuita. Vem conferir mais no NA-NU!

O projeto Ritmos Brasileiros para Cajón é uma ação de pesquisa ligada à aprendizagem e à performance musical, apresentando um material didático composto por  DVD e Blu-Ray, além do lançamento de um aplicativo sobre o cajón – instrumento de percussão que, embora esteja ao alcance dos interessados, não possui um material de instrução referencial para seu estudo. A partir da lacuna de referenciais de estudo, Vina Lacerda criou um material com uma série de ritmos brasileiros adaptados ao instrumento. Ritmos Brasileiros para Cajón tem a intenção de ser um guia para o estudo da diversidade dos ritmos e da música brasileira, aborda alguns dos mais populares gêneros musicais do Brasil, apresentado didaticamente a inserção do cajón na música brasileira através de uma série de padrões rítmicos utilizados em alguns gêneros musicais.

Foto: Fernando Coelho

Conheci o cajón em 2001 e por ele me apaixonei. Depois de anos estudando o instrumento e sua infinita variedade de ritmos e estilos musicais onde está presente, resolvi adaptar alguns ritmos brasileiros no cajón. Este novo material intitulado “Ritmos Brasileiros para Cajón”, tem a intenção de ser um guia para o estudo da diversidade dos ritmos e da música brasileira. Abordando alguns daqueles que acredito serem os mais populares gêneros musicais de meu país, apresento padrões rítmicos característicos e suas aplicações em diversos contextos musicais.Vina Lacerda

Foto: Fernando Coelho

No DVD são apresentadas partituras expositivas e  uma série de  playalong para a prática num contexto musical, utilizando um mosaico de instrumentos em temas compostos a partir de gêneros musicais brasileiros. Vina Lacerda contou com o trabalho de composição do músico Luis Otávio Almeida, que compôs 22 temas didáticos além dos temas presentes no concerto musical que acompanha  o material educativo.  A sessão bônus conta com temas e ritmos do universo da música POP de autoria de Vadeco Schettini.  Os músicos Glauco Solter, Sergio Albach, André Ribas, Gabriel Schwartz, Vinicius Chamorro, Julião Boêmio e Henrique Peters integram o projeto.

Studio na Colab55

Além do DVD, é oferecido ao público uma plataforma no formato de aplicativo para tablet, disponibilizado em português e inglês, impulsionando ainda mais a possibilidade de alcance do projeto. Parte do conteúdo do projeto será disponibilizado gratuitamente através  do aplicativo.

O show de lançamento passeia por diversos ritmos brasileiros a partir do cajón e acontece no dia 26 de novembro às 11h30 no Conservatório de MPB de Curitiba, na Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco, Curitiba – PR. Entrada franca.

FICHA TÉCNICA DO DVD
Concepção e Direção: Vina Lacerda
Direção de vídeo, edição e finalização: Ricardo Machado
Direção de fotografia: Fernando Coelho
Engenheiro de gravação, mixagem e masterização:  Edson Both
Gravado no Estúdio Astrolábio Áudio e Multimídia e na Capela Santa Maria em setembro de 2017 em Curitiba, Paraná,  Brasil.

MÚSICOS
Percussão: Vina Lacerda
Sax alto, sax tenor, flauta e flautim: Gabriel Schwartz
Violão 7 cordas: Vinicius Chamorro
Cavaquinho: Julião Boêmio
Guitarra semi acústica: Luis Otávio Almeida
Baixo acústico e elétrico: Glauco Solter
Acordeão: André Ribas
Clarinete, clarone e pífano: Sérgio Albach
Teclados: Henrique Peters
Guitarra: Vadeco Schettini
Designer gráfico: Adriana Alegria
Edição de partituras: Gilson Fugoshima
Fotos: Fernando Coelho
Revisão e tradução de texto: Paula Grabovski
Apoio: Eduardo Sallum e Cajón Sallum
Desenvolvedor de aplicativo:  Guilherme Politta
Composições e arranjos:  Luis Otávio Almeida
Composições temas bônus: Vadeco Schettini

SERVIÇO
CONCERTO DE LANÇAMENTO DO DVD “RITMOS BRASILEIROS PARA CAJÓN”
Dia 26 de novembro,  às 11:30 no Conservatório de MPB de Curitiba.
ENTRADA FRANCA.
Informações: 33213315 / www.conservatóriodempb.com.br

MAIS INFORMAÇÕES E AGENDAMENTOS DE ENTREVISTA
Fernando de Proença
41 999965292
fernandodproenca@gmail.com

Quer saber mais sobre o que tá rolando em Curitiba? Fica ligado na nossa agenda cultural clicando aqui.

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *