A poesia avassaladora da escritora curitibana Victoria Tuler!

Victoria Tuler é uma escritora curitibana, que trabalha como redatora e roteirista. Entre o curso de Produção em Áudio e Vídeo no Instituto Federal do Paraná e viagens conhecendo o mundo a artista transcreve em poesia tudo o que vê e vivência. Sua arte tem forte influência da poesia modernista e da poesia marginal.

Escreva sobre o que te chateia frase do jornalista e romancista estadunidense Chuck Palahniuk, mundialmente conhecido por Clube da Luta, segundo a escritora, foi a fonte de sua inspiração enquanto artista. Nascida e criada em Curitiba, Victoria Tuler viveu por um longo período em Maputo, capital de Moçambique. De uma formação literária ácida e crua, oriunda de uma poesia marginal que escorre pelas paredes do cotidiano urbano, suas referências mais marcantes estão nas obras de poetas consagrados como Paulo Leminski, Cecília Meireles e Charles Bukowski.

Como todo artista Victoria Tuler faz da arte meio para desentalar o grito preso na garganta. Enquanto mulher vê na poesia e na escrita a necessidade de expor, debater e apresentar o processo de luta e resistência do ser enquanto indivíduo em  meio à sociedade. Com forte influência de escritoras feministas como Ana Cristina Cesar, Angélica Freitas, Sylvia Plath e Elizabeth Bishop, e a descoberta recente de Rupi Kaur, autora de Outros jeitos de usar a boca, e Elvira Sastre, poetisa espanhola,  Victoria Tuler exprime em palavras a dificuldade de ser mulher, jovem, LGBT, artista, feminista e humana. Partindo dessa premissa, a escritora reuniu textos escritos entre os seus 17 e 21 anos e lançou o livro Poemas São Como Um Soco, uma coletânea de poesias avassaladoras que trazem à superfície os anseios e depressões de uma mente oprimida por um sistema caótico e individualista.

Studio na Colab55

A poesia é meramente um exercício terapêutico pra mim. Tanto é que, embora eu tenha sonhado a vida toda em escrever crônicas e talvez um romance, nunca tinha pensado em publicar meus poemas até surgir a oportunidade, porque são textos muito pessoais, que nunca tiveram a pretensão de sair da gaveta. –  Victoria Tuler

Poemas São Como Um Soco teve seu lançamento no dia 08/10/2017 num evento produzido pela Selvática Ações Artísticas e contou com shows, jam sessions e performances de artistas locais de Curitiba. O livro está disponível para compra através da loja online da Editora Multifoco e você pode adquirir o seu clicando aqui.

Mais sobre a artista acompanhe através do Facebook.

Quer saber mais sobre Literatura? Clique aqui.

Mais curiosidades sobre artistas? Continue NA-NUZEANDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *