Projeto Retratistas do Morro apresenta fotografias restauradas sobre a história da Comunidade da Serra, em Belo Horizonte!

Vem conferir o Projeto Retratistas do Morro, dos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, em campanha no Catarse para financiamento coletivo do livro homônimo que apresenta fotografias restauradas da Comunidade da Serra, de Belo Horizonte, Minas Gerais!

O projeto Retratistas do Morro surgiu em 2015, com o objetivo de contribuir para a preservação do patrimônio imagético e ampliação do entendimento sobre as histórias das cidades, tendo como subsídio as narrativas visuais produzidas por retratistas tradicionais, que trabalharam nas favelas e comunidades do Brasil. É o caso de João Mendes e Afonso Pimenta, fotógrafos que atuam há mais de 45 anos na Comunidade da Serra, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram os acervos de ambos e também as fotografias dos monóculos de d. Ana, moradora da comunidade, que deram origem ao projeto do livro “Retratistas do Morro”.

Studio na Colab55

As imagens produzidas por eles nos revelam outras versões da história das cidades e das populações de favela no Brasil, contadas a partir das experiências e visão de mundo de seus moradores. A trajetória fotográfica de João e Afonso, de quase meio século, se tornou um dos poucos acervos ainda preservados sobre a memória visual da cidade de Belo Horizonte. São imagens capazes de promover a inclusão social, pois conectam as histórias de vida dos moradores do Aglomerado da Serra, suas lutas e conquistas, à historia da metrópole.

Comunidade do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.
Restauração Afonso Pimenta
Acervo Ana Martins
Restauração Afonso Pimenta
Restauração Afonso Pimenta
Restauração Afonso Pimenta
Restauração João Mendes
Restauração João Mendes

Essas realidades são, muitas vezes, invisibilizadas e desconhecidas para a maioria das pessoas que não moram em comunidades periféricas. É por meio desses acervos que preservam a memória afetiva e cultural das comunidades, que são formados os imaginários e noções históricas, baseadas em múltiplas narrativas, imagens, percepções e pontos de vista, que, sendo complementares entre si, permitirão interpretações menos desiguais e distorcidas das realidades que nos cercam. Retratistas do Morro

O Projeto Retratistas do Morro está com campanha no Catarse e você pode ajudar contribuindo através de financiamento coletivo. Para saber sobre a campanha clique aqui.

Mais sobre o Projeto Retratistas do Morro, clique aqui.

Quer continuar lendo curiosidades e novidades sobre arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO!

One Reply to “Projeto Retratistas do Morro apresenta fotografias restauradas sobre a história da Comunidade da Serra, em Belo Horizonte!”

  1. A melhor coisa que já aconteceu aqui dentro do Aglomerado Serra. Isso é nossa história através dessas preciosas imagens. O que entristece é a morosidade que o projeto segue. Estou sempre buscando informações sobre o andamento das etapas, e há mais de um ano o blog não é atualizado e nem novas fotos divulgadas. Sei que não é fácil o processo de restauração, mas porque demora tanto para mostrarem novidades?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *