Mostra Emergente estreia no Teatro Novelas Curitibanas!

Mostra Emergente traz espetáculos teatrais, diálogos e desafios durante cinco semanas em Curitiba! Vem conferir mais aqui no NA-NU!

Mostra Emergente apresenta ao público, durante cinco semanas, cinco produções artísticas contemporâneas de cinco jovens companhias de Curitiba. Emerge de querer estar junto e trocar provocações recíprocas, mas também, de criar para si o espaço que irá abrigar suas criações e não adequá-las a espaços já existentes, já estabelecidos; de inventar um modo de produzir que possibilite que o processo seja parte integrante da obra, entendendo produção cultural como determinante à criação, e por isso tão criativa quanto. Trata-se enfim de voltar o olhar para o que emerge do encontro. Nesta mostra não há a figura do curador e nem do produtor, estes deram lugar a um bando de artistas, de diferentes companhias interessadas em difundir seus trabalhos:

Auto biografia de todo mundo – Grupo Nômade – 14/09 a 17/09

SINOPSEInstrução de leitura: leia cochichando. A peça é sobre arquipélago, ilhas de conversação. É sobre discotecagem, mixar, recortar, colar, repetir, pausar. É sobre tempo real, cena, texto, personagem, tudo emerge em ato. É sobre participação, estar junto, criar junto. É sobre bruxaria, estamos atentxs aos turbilhões.

Studio na Colab55

FICHA TÉCNICA: 

Atuação: Juliana Liconti
Direção: Caio Monczak
Dramaturgia: Caio Monczak
Iluminação: Guilherme Mendes Muniz
Walki Talkie Nômade: Bianca Guimarães De Manuel
Colaboração: Marcela Mancino
Foto de Marcio Baraco

Soldado Vermelho Agoniza – Grupo P.U.T.O – 21/09 a 24/09

SINOPSE: Soldado Vermelho Agoniza inaugurou um novo macro-projeto, o “P.U.T.O. manifesta”, que consiste em monólogos dos integrantes da companhia escritos pelos próprios atores que os desempenham, metaforizando (e assim universalizando) questões de suas próprias vivências e biografias a fim de atualizar discursos políticos de todos os integrantes do coletivo. O espetáculo é construído por pequenos fragmentos de realidades inventadas se sucedendo em um delírio de morte. A voz que inicia essa narrativa plural é a do soldado frente ao anjo da morte que o conduzirá para seu julgamento final. Na sequência de cenas o ator apresenta outras figuras que vão compondo gradativamente um painel de ações e situações de guerra cotidiana. Políticos, mães, sensacionalistas de TV, prostitutas… todos diluídos em um único corpo que costura essas histórias na tentativa de através delas questionar paradigmas sociais e religiosos que podem encarcerar relações e afogar individualidades. A repetição de formas textuais e partituras corporais que se re-significam continuamente, imprimem o ritmo da montagem, subvertido por intervenções musicais que localizam o delírio em um “cabaret subterrâneo frequentado pelos soldados inimigos” cuja atmosfera contamina a obra norteando escolhas de visualidade e diálogo do ator com o público e o espaço cênico. 

FICHA TÉCNICA:
Texto e atuação: Ali Freyer
Direção: Rodrigo Hayalla
Iluminação: Erica Takahashi (Mityko)
Operação de Luz: Guilherme Mendes Muniz
Sonoplastia: Renan D´Avila
Figurino: Ali Freyer
Cenotécnico: Sergio Richter
Pesquisa de visualidade e contra-regragem: Juliane Souto
Produção: Rodrigo Hayalla
Realização: Movimento Enxame
Foto de Matias Dala Stela


Território de Encontros Trambolísticos  do Sala 5 Grupo de Teatro – 28/09 a 01/10

SINOPSE: Tudo foi encontrado, voluntários gratuitos do mundo, do lixo, da urbe, da Lurdes, da biblioteca, da vida, da labuta, do fora Temer, do Teatro, cada parafuso cada necessidade, tudo que pode ser sentido. Os nossos, vossos, territórios se borrarão em um acontecimento. Os limites reterritorializados por (tudo [acho que] todos). Busca pela expansão das [i]materialidades que compõem os Um Trambolhos. O EN –COM-O-OUTRO de corpos todos diferentes.

FICHA TÉCNICA:
Criação: K’roll Oliveira
Matheus Henrique Santos
Thiago Roliude
Consultoria: Amabilis de Jesus
Foto de divulgação: Ester Gehlen

Ocupa- me – Sala 5 grupo de teatro – 28/09 a 01/10
SINOPSE: Ocupa-me explora diferentes modos de observar a imagem através da câmera e do o lho humano. Deste duplo olhar desdobram-se relações entre estar com o outro e com o espaço. Em Ocupa-me o ambiente é investigado por meio dos recortes das imagens captadas na câmera aproximando do aqui e agora do constante exercício de disponibilidade e atenção.FICHA TÉCNICA:
Criação: Francine Neves, Francisco Gaspar eRenata Roel
Performer: Francine Neves

Primavera Leste – Minha Nossa Cia. de Teatro – 05/10 a 08/10

SINOPSE: Primavera Leste é uma comédia musical com composições originais de Enzo Veiga e direção geral do curitibano Dimis Jean Sores. Criado a partir da dramaturgia homônima do carioca Diogo Liberano, o espetáculo propõe um pesadelo cômico que flerta com o drama e o absurdo a partir do mote “como escrever outra historia”. Nele, o escritor “mundialmente famoso na itália” Vito Konigsberg apresenta seu novo livro, Primavera Leste, fruto de uma pesquisa de cinco anos em que o italiano se aventurou pelo Brasil em busca de respostas sobre o caso de uma professora do Departamento de História da UFRJ sequestrada e mantida em cativeiro por três alunos. A fim de tornar sua palestra menos enfadonha, o escritor convida a Trupe Maravilhosa do Teatro Brasileiro para representar o caso. A montagem de Primavera Leste é a primeira da etapa do Projeto Câmbio, proposição da MINHA NOSSA Cia. de Teatro de intercâmbio com artistas de outros estados do Brasil. A dramaturgia de Diogo Liberano foi, assim, ponto de partida para uma criação coletiva em que o hiperrealismo dá vez a um teatro estetizado, e caricaturas farsescas espelham crescentes tensões socio-políticas do Brasil atual.

FICHA ARTÍSTICA:

Direção: Dimis Jean Sores
Direção Musical e Composições: Enzo Veiga
Dramaturgia: Vito Konigsberg a partir da dramaturgia homônima de Diogo Liberano
Elenco: Fernanda Perondi , Geisa CostaJeff BastosLéo MoitaMoira Albuquerque Sávio Malheiros e Val Salles.
Cenário: Erica Takahashi (Mityko)
Figurino: Val Salles
Costureira: Sindy Crespim
Maquiagem: Andréa Tristão
Letras: Dimis Jean Sores, Enzo Veiga e Diogo Liberano
Iluminação: Raul Freitas
Fotógrafo: Lauro Borges
Produtora Executiva: Maria Inés Gutiérrez
Realização: MINHA NOSSA Cia de Teatro

Receita Para Preparar Um Problema – Cia Café Preto – 12/10 a 15/10

SINOPSE: ALGO ACONTECE – As luzes se apagam. Acidentado se assusta com o escuro e cai da escada; fumante fuma e enche um balão; receitante tem uma experiência sensorial.
– Vocês acham que o coração é assim, mas ele é assim. 
– O meu problema é a gravidade. 
– Não adianta vir com essa de inércia.

Receita Para Preparar Um Problema é um caleidoscópio.

FICHA TÉCNICA:

ATUAÇÃO e PERFORMANCE: Janaína Fukushima,Guilherme Mendes Muniz, Caio Monczak
DRAMATURGIA: Caio Monczak
ILUMINAÇÃO: Elisa Ribeiro
SONOPLASTIA: Monica De Paula Soares
FIGURINO: Janaína Fukushima
FOTO: Raul Freitas

Mostra Emergente também conta com outras ações. Todo sábado às 16h acontecerá o Diálogo Emergente, mediada pelo grupo da semana e com convidados diferentes; A cada semana receberemos 3 estudantes de Teatro, 1 da PUC, 1 da FAP, e 1 da Federal, para uma Residência Emergente; Há também um desafio lançado pela Mostra a 5 pessoas que não fazem teatro e que, a princípio, não têm o costume de ir ao teatro, para se comprometerem a assistir todas as 5 peças da mostra.

Mais informações sobre a Mostra Emergente clique aqui. Mais informaçõe sobre a programação acompanhe a mostra pelo Facebook.

Ingresso: R$ 20,00 inteira, R$ 10,00 meia
Onde: Teatro Novelas Curitibanas
Quando: 13/09 à 15/10 – De Quinta à Domingo
Horário: 20H
Diálogos Emergentes aos Sábados às 16H
Teatro de Lambe Lambe aos Sábados às 18H

Quer saber mais sobre Eventos Culturais e Peças de Teatro que estão rolando em Curitiba? Acompanhe nossa agenda cultural clicando aqui. Mais sobre Teatro? Clique aqui e continue NA-NUZEANDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *