Assista o documentário Figuras da Dança com Janice Vieira!

Mais um documentário da série Figuras da Dança da São Paulo Companhia de Dança. Assista o episódio com Janice Vieira aqui no NA-NUTFLIX!

A dança tem muitas histórias e para revelar um pouco delas a São Paulo Companhia de Dança criou a série de documentários Figuras da Dança, que traz para você essa arte contada por quem a viveu. Neste episódio confira a trajetória e a carreira de Janice Vieira!

Studio na Colab55

Sinopse: Coreografa, bailarina, professora de dança e acordeonista, Janice Vieira nasceu em Lutecia (SP), e construiu sua trajetória de 60 anos de carreira permeada pela música, a dança, e o teatro. Aos nove anos, começou a estudar acordeon na cidade de Itapetininga (SP). Posteriormente, aos treze anos, mudou-se para Sorocaba e deu início aos estudos em balé clássico com Zelia Gentil. Em 1958, tornou-se aluna de Maria Olenewa, período em que criou sua escola de danca; o Studio de Dança Janice Vieira. A partir do encontro com Maria Duschenes, na década de 60, passou a inserir aulas de dança moderna na metodologia de sua escola. No final da década de 60, Janice cria o Grupo de Danca Expressiva Folclorica, em Sorocaba, influenciada pela movimentação da capoeira. No início dos anos 70, cria o Grupo Pro-Posição Balé-Teatro, pioneiro na incorporação do conceito de dança-teatro no Brasil. Entre os principais trabalhos do grupo, destacam-se Boiação (1976), Silencio dos Pássaros (1978) e Sacrário (1978). Cria em parceria com a filha Andréia Nhhur, o solo Swan (2006), e as obras O cisne, minha mãe e eu (2008), LinhaGens (2009), além da obra Vis-a-Vis (2012).

Assista agora no NA-NUTFLIX:

NA-NUTFLIX: filmes completos pra você assistir no blog do NA-NU!

Filme: Figuras da Dança – Janice Vieira

Ano: 2013

Direção: Inês Bogéa

Mais sobre Figuras da Dança clique aqui. Mais sobre a São Paulo Companhia de Dança clique aqui.

Continue assistindo mais filmes no NA-NUTFLIX!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *