Assista na íntegra o documentário Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho!

Assista o documentário Cabra Marcado Para Morrer de 1984, de Eduardo Coutinho aqui no NA-NUTFLIX – Filmes completos pra você assistir na íntegra no blog do NA-NU!

Cabra Marcado Para Morrer é um filme clássico do cinema brasileiro, dirigido por Eduardo Coutinho. O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, líder das ligas camponesas de Galiléia e de Sapé, do estado da Paraíba, assassinado em 1962. E conta com narração do próprio Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar e Tito de Lemos.

As filmagens foram interrompidas devido ao golpe militar de 1964, e parte da equipe, inclusive, foi presa sob a alegação de “comunismo”.  17 anos depois a equipe se reuniu para continuar as gravações, recolhendo depoimentos dos camponeses e da viúva de João Pedro, Elizabeth Altino Teixeira, que desde a época esteve separada dos filhos, em razão dos acontecimentos.

Studio na Colab55

O filme recebeu diversos prêmios e participou de vários festivais de cinema no Brasil e ao redor do mundo, como Prêmio Coral na categoria de Melhor Documentário do VI Festival do Novo Cinema Latino-americano (1984), em Havana, Cuba;  prêmio Tucano de Ouro na categoria de Melhor Filme, o Prêmio da Crítica, o Prêmio OCIC (Ofício Católico Internacional de Cinema) e o Prêmio Dom Quixote da FICC (Festival Internacional de Cinema), durante o I FestRio (1984); FIPRESCI e Interfilm do Fórum de Cinema Jovem em 1985, no Festival de Berlim, prêmio Golfinho de Ouro, também no mesmo ano, no FesTróia – Festival Internacional de Cinema de Tróia, em Setúbal, Portugal; além dos prêmios Hours Concours no 13º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado (1985) e o Grande Prêmio no Festival Cine Realidade (1985) em Paris, França, além de ter sido incluído na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos na lista de 2015 da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

O NA-NU compartilha com você a versão restaurada pela Cinemateca Brasileira em alta definição 2K, a partir dos negativos originais de 16 e 35mm e áudio original. A versão disponível no youtube, conta ainda com legendas em inglês e agradecimentos à Luiz Carlos Bresser Pereira, Carlos Augusto Calil e Celso Amorim pela contribuição nas gravações do filme em 1984 – que não pode ser incluída na época.

assista agora no NA-NUTFLIX:

NA-NUTFLIX: Séries e filmes pra você assistir na íntegra no blog do NA-NU!

Continue assistindo filmes no NA-NUTFLIX!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *