Maria Fumaça e os 40 anos de groove da Banda Black Rio!

Vem conferir o disco clássico Maria Fumaça da Banda Black Rio aqui no NA-NU! NA-NUPSTER – discos completos pra você curtir na íntegra!

Banda Black Rio surgiu no fim dos anos 1970, em um cenário onde a música negra representava mais que um ritmo. Até aquele momento, barreiras tanto físicas quanto culturais separavam essa população dos bairros da Zona Sul carioca. Inspirados pelo movimento black power norte-americano, os jovens dos subúrbios passaram a buscar formas de expressão, desde a música, e o estilo de vestir, até a política. O chamado Movimento Black Rio crescia nos subúrbios cariocas, reunia milhares de pessoas nos bailes e se espalhava pelo país, buscando afirmação da raça negra.

Lançado em 1977, Maria Fumaça é o álbum de estreia da Banda Black Rio que mistura referências do jazz, do soul, do funk e do samba. Maria Fumaça traz na íntegra o talento dos instrumentistas renomados que formam a banda, como o mestre saxofonista Oberdan Magalhães. Apesar das críticas por parte de muitos brasileiros,  a respeito das influências da música negra estadunidense, a Banda Black Rio se consagrou com este álbum sendo reconhecida e prestigiada no Brasil e no mundo.Caetano Veloso, inclusive, convidou a banda a participar do Bicho Baile Show trazendo o ritmo e o groove da banda para o projeto. Maria Fumaça música-título do álbum foi tema da novela Locomotivas, da TV Globo, além abrir as portas para outros projetos da banda e parcerias musicais, como o álbum Saci Pererê, lançado em 1980 e que traz o mestre Gilberto Gil assinando a composição da faixa-título do álbum. Em 2017 o álbum completou 40 anos e a banda realizou turnê em comemoração, viajando para diversas cidades Brasil e do mundo, eles passaram por Curitiba e o NA-NU foi conferir essa somzeira ao vivo – saiba mais clicando aqui!

Studio na Colab55

Ouça agora no NA-NUPSTER:

Maria Fumaça:

Maria Fumaça
Na Baixa do Sapateiro
Mr. Funky Samba
Caminho da Roça
Metalúrgica
Baião
Casa Forte
Leblon Via Vaz Lôbo
Urubu Malandro
Junia

NA-NUPSTER: discos completos pra você curtir no blog do NA-NU!

Artista: Black Rio 

Álbum: Maria Fumaça

Ano: 1977

Quer ouvir mais discos? Continue no NA-NUPSTER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *