Qual foi o envolvimento de Michael Jackson com a trilha sonora de Sonic 3?

Apesar de não aparecer nos créditos do jogo, por anos boatos circularam sobre o envolvimento de Michael Jackson na trilha sonora do jogo Sonic 3. Afinal qual foi a participação do rei do pop o game clássico do Mega Drive?

Considerado um dos maiores artistas da história da música pop, a colaboração do cantor e compositor com outras mídias foi uma constante na carreira de Michael Jackson. Em 1971, no auge da popularidade do grupo Jackson 5 (do qual Michael fazia parte desde os 6 anos de idade com seus irmãos JackieTitoJermaine e Marlon) a gravadora Motown em parceria com a Rankin/Bass Productions (de A Rena do Nariz Vermelho) produziu a série animada para a TV, The Jackson 5ive, protagonizada pelo grupo. Porém na ocasião, quem dublava a versão animada do cantor era ator Donald Fullilove. Anos mais tarde a série ganhou uma versão live-action, estrelada pelos cinco irmãos. Nos anos 80, já em carreira solo, Michael Jackson trabalhou com George Lucas na atração da Disney World, Captain EO. Uma aventura de ficção científica em 3D estrelando Michael. A experiência levou o cantor e compositor a sua primeira incursão cinematográfica, o filme Moonwalker, de 1988.

Studio na Colab55

A relação de Michael com a o universo dos games começou com a adaptação de seu filme Moonwalker em um jogo para PC, produzido pela U. S. Gold e desenvolvido pela Emerald Software. A sega produziu mais duas adaptações do filme, a versão para o Mega Drive e a versão arcade. Além disso, Naoto Oshima, co criador do personagem Sonic, mascote máximo da Sega, cita Michael como uma das inspirações para o personagem.

Desde o lançamento de Sonic 3, em 1994, fãs começaram a notar similaridades entre a trilha do jogo e músicas de Michael Jackson. O artista não aparece creditado como colaborador do jogo nem seu nome foi usado como publicidade. Mesmo assim, boatos sobre o envolvimento do cantor na composição da trilha sonora do jogo circularam sem evidências por décadas.

Em entrevista à um grupo de fãs do jogo, em 2003, o desenvolvedor Roger Hector mencionou a participação do músico: “Michael Jackson foi chamado inicialmente para compor a música do jogo, porém já no final do processo, seu trabalho foi abandonado depois das denúncias de pedofilia se tornarem públicas. Isso causou muitos problemas e demandou muita refação”. Hector se refere às polêmicas acusações de pedofilia ocorridas em 1994, pelas quais o cantor foi absolvido.

Em 2006, o usuário com o nome de Qjimbo produziu um vídeo para o youtube comparando diversas faixas do cantor à trilha de Sonic 3. O vídeo afirma que a trilha usada na fase Carnival Night Zone possui elementos da faixa Jam, do disco Dangerous, de 1991, do cantor. Também existem similaridades entre a música Stranger In Moscow, do álbum History – Past, Present and Future Book I, e a trilha utilizada nos créditos finais do jogo. Apesar da música ter sido lançada um ano após o lançamento de Sonic 3, Michael declarava ter composto a música em 1993.

Abaixo o vídeo original de Qjimbo

Outra evidência do envolvimento de Michael com a trilha de Sonic 3 aparece na discografia presente no site oficial do músico Cirocco Jones. Creditado como músico na trilha sonora do jogo, Cirocco cita Michael como compositor das trilhas das fases 2 e 3. E em 2009, com o lançamento de Sonic – Ultimate Genesis Collection, em uma sessão bônus que apresenta curiosidades sobre os jogos, aparece a seguinte declaração: “A trilha original de Sonic 3 seria composta originalmente por Michael Jackson“.

Mas em 2009, em uma entrevista para a revista voltada para os fãs de Michael francesa Black and White, o músico Brad Buxer falou sobre a questão. Buxer foi colaborador de Michael Jackson por muitos anos, e aparece como compositor creditado na trilha sonora de Sonic 3. Brad declara: Eu nunca joguei e não sei o que os desenvolvedores mantiveram das faixas em que eu e Michael trabalhamos, mas nós compusemos músicas para o jogo. Michael me contatou pedindo ajuda com este projeto e foi isso que fiz. E se ele não aparece nos créditos do jogo é porque ele não estava feliz com o resultado do som reproduzido pelo console. Na época, vídeo games não permitiam uma reprodução de som optimizada e Michael achou isso frustrante. Não gostaria de ligar seu nome à algo que desvalorizasse sua música”. Sobre a semelhança entre Stranger In Moscow e a faixa presente no disco, Buxer comenta “Sim, Michael e eu compusemos este arranjo para o jogo, mas acabou servindo como base para Stranger In Moscow“.

Em 2014, em vídeo produzido para a série Pop Fiction, a equipe do site Game Trailers procurou Roger Hector que novamente confirmou a participação do cantor. Porém negou que o trabalho de Michael tenha sido usado no produto final e reafirmou que a Sega teria abandonado a parceria com o artista com base nas alegações de pedofilia surgidas na época.

A equipe de Game Trailers porém conversou com uma fonte anônima que o site afirma ter comprovado seu envolvimento no desenvolvimento de Sonic 3. A pessoa declara que “No início do projeto, Michael Jackson iria compor a trilha completa do jogo. Durante o processo, Michael declarou sua frustração com o som do Genesis/Mega Drive. A música não soava como ele queria. Portanto o artista abandonou o projeto baseado nas limitações técnicas do console. Mas as músicas que Michael havia terminado foram usadas no jogo “. Segundo o site, a fonte cita por nome a trilha composta para a fase Carnival Night Zone. Segundo a fonte, Michael teria chegado a sugerir a utilização da faixa Black or White, do disco Dangerous, no jogo, mas fora convencido do contrário por seus advogados.  Afirma também que apesar de músicas compostas pelo artista aparecerem na versão final do jogo, a insistência veio de Michael para que não fosse creditado como compositor. E a razão sendo não estar satisfeito com que suas músicas eram reproduzidas pelo Yamaha YM2612, chip responsável pelo som do Mega Drive. Quando questionada sobre as alegações de pedofilia estarem ligadas ao fim da parceria, a fonte anonima afirma: “Se me lembro bem, Michael decidiu abandonar o projeto antes das acusações de abuso infantil começarem a aparecer. Na época, toda equipe ficou muito desapontada com a desistência de Michael. Mas depois das acusações, me lembro de alguém falando algo como ‘É, foi melhor assim.'”

Procurados pela equipe do Game Trailers, os músicos Cirocco Jones e Brad Buxer e a Sega preferiram não se manifestar sobre o assunto.

Michael Jackson no jogo Ready to Rumble Boxing Round 2

Porém, Sonic 3 não seria o fim do envolvimento de Michael com o universo dos games, ou de sua parceria com a Sega. Em 1999 Michael aparece no jogo Space Channel 5 e em sua continuação. Michael também aparece como personagem no jogo Ready to Rumble Boxing Round 2. Em 2010 a IGN Entertainment lançou Michael Jackson The Experience, jogo que celebra toda a carreira do músico.

Michael Jackson no jogo Space Channel 5

 

Quer continuar lendo mais sobre games, animações, quadrinhos, filmes e muito mais? Continue NA-NUZEANDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *