O que a origem de Mario tem a ver com o marinheiro Popeye?

Mario se tornou um dos mais populares personagens da história dos games. Porém não começou sua carreira como encanador e poderia nem ter existido, não fosse pelo marinheiro Popeye.

O encanador italiano (nascido no Japão) Mario é o símbolo da Nintendo, já apareceu em mais de 200 jogos e é provavelmente o personagem mais popular da história dos games. Porém em sua primeira aparição, Mario não era o personagem título do jogo, não era encanador e não passava de um substituto de última hora para outro personagem histórico: o marinheiro Popeye.

Popeye, criado por E. C. Segar, em 1929

A Nintendo foi fundada como uma produtora de cartas de baralho em 1889 por Fusajiro Yamauchi, que produzia as cartas à mão. Durante sua história, a Nintendo explorou vários outros nichos de negócios, chegando a gerenciar um serviço de táxis e uma rede de motéis.

Studio na Colab55

Durante o começo da era dos videogames e dos arcades, no final dos anos 70, a Nintendo viu esse mercado como uma grande oportunidade. O primeiro jogo da Nintendo a ser distribuído no ocidente foi Radar Scope. O jogo havia se tornado o segundo arcade mais popular no Japão, perdendo apenas para Pacman, porem havia desapontado no resto do mundo.

Shigeru Miyamoto

A Nintendo então incumbiu o recém contratado, e recém formado em desenho industrial, Shigeru Miyamoto com a missão de criar um arcade que agradasse o público norte-americano. Miyamoto desenvolveu uma ideia para um jogo estrelando o marinheiro Popeye. A Nintendo já possuía licença para produzir jogos de cartas de personagens americanos, como Popeye, Mickey Mouse, Pato Donald e Bambi, e um jogo protagonizado um personagem popular ajudaria a aceitação do mercado dos EUA.

No game idealizado por Miyamoto, o jogador assumiria o papel de Popeye tentando resgatar Olivia Palito das mãos do vilão Brutus. Em um cenário portuário, Popeye teria que atravessar plataformas, desviando de barris arremessados por Brutus.

Thimble Theatre do quadrinista E. C. Segar, primeira aparição de Popeye

Popeye nasceu como nas tirinhas de jornal Thimble Theatre do quadrinista E. C. Segar, em 1929. O personagem se tornou tão popular que a tira mudou seu nome para Popeye The Sailor (Popeye o Marinheiro) em 1933. A utilização do personagem em uma campanha de espinafre enlatado melhorou as vendas do produto em 33% nos Estados Unidos. E no mesmo ano, foi adquirido pelos Estúdios Fleischer, os mesmo de Betty Boop e As Aventuras de Guliver, para se tornar animação, mídia onde se tornou mais conhecido.

Visto a boa relação entre detentores dos direitos de Popeye na época, a King Features Syndicate Inc, e a Nintendo (que já havia, além de jogos de cartas e brinquedos, produzido e distribuído um macarrão instantâneo com o marinheiro estampado na embalagem) a ideia parecia perfeita. Porém a negociação sobre os direitos de uso do personagem demoraram mais do que a Nintendo planejava e o então presidente da empresa, Hiroshi Yamauchi decidiu que o jogo deveria ser lançado sem Popeye.

A solução encontrada por Miyamoto foi procurar inspiração em outro ícone americano, King Kong. Com algumas mudanças, Brutus se tornou um gorila, Olivia se tornou Pauline e Popeye é substituído por um carpinteiro. O cenário portuário também dá lugar a uma construção, só os barris permanecem.

O roteiro do jogo agora era: Um carpinteiro possuía um gorila de estimação chamado Donkey Kong, o qual maltratava. Irritado, o gorila escapa, sequestra sua namorada, Pauline, e se poe a subir uma construção. Nascia assim em 1981 Donkey Kong, clássico da era de ouro dos fliperamas e o primeiro game estrelado por Mario.

Mario Segale

Porém, além de não ser encanador, Mario ainda não se chamava Mario, mas sim Jumpman. O nome veio só após o lançamento do jogo, quando o italiano Mario Segale, dono de um dos depósitos alugados pela Nintendo, invadiu uma reunião da companhia para exigir um aluguel atrasado. Quando funcionários notaram as semelhanças de Segale com o personagem, o senhorio do depósito acabou por batizar o personagem. Em Donkey Kong Jr, segunda aparição do bigodudo, dessa vez como vilão do jogo, seu nome já era Mario.

Arte promocional para Donkey Kong Jr

A profissão de encanador veio em Mario Bros, arcade de 1983 que marcou também a primeira aparição de seu irmão Luigi. Mario e Luigi exploram os esgotos de Nova York livrando as tubulações de tartarugas, moscas, caranguejos e insetos. Mas apesar de ser conhecido como encanador, Mario além de carpinteiro já foi médico (série Dr Mario), golfista profissional (Golf – 1984, nes), piloto de kart (série Mario Kart), árbitro de tênis (Tennis – 1984, nes e gameboy), trabalhou em fábricas de cimento e de cerveja (mini-game de relógio – Mario Bros produzidos pela Nintendo em 1983), com equipes de demolição (Wrecking Crew – 1985, nes) entre muitas outras ocupações.

Cereal Donkey Kong

Popeye eventualmente ganhou um jogo produzido pela Nintendo. Ao ver o sucesso de Donkey Kong, a King Features Syndicate Inc acelerou o processo e, em 1982, Popeye finalmente chegava aos fliperamas. Donkey Kong também se tornou um personagem extremamente popular, estrelando sua própria série de jogos e sendo figura obrigatória em jogos de séries como Mario Kart e Super Smash BrossShigeru Miyamoto se tornou uma lenda na industria dos games, tendo criado além de Mario as séries Zelda, Star Fox e F-Zero.  Pauline nunca mais foi vista.

Mario é o símbolo da Nintendo, já apareceu em mais de 200 jogos e é provavelmente o personagem mais popular da história dos games.

Quer continuar lendo mais sobre animações, quadrinhos, filmes e muito mais? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *