O que a polêmica origem de He-Man tem a ver com Conan e Star Wars?

Um dos mais populares e parodiados ícones dos anos 80, He-Man vendeu muitos brinquedos, teve sua série animada, inspirou videogames e longas metragens. Conheça a história da criação do personagem.

Em 1976, a fabricante Matel recusou a proposta de produzir uma linha de brinquedos baseados na então inédita produção de ficção científica/fantasia Star Wars. Após o sucesso estrondoso do filme, assim como da enxurrada de bonecos, naves, jogos de tabuleiro e videogames inspirados no filme, Matel não perdeu tempo em correr atrás de reparar sua péssima decisão. A Matel pediu a seus artistas que criassem um personagem versátil, que pudesse ser aplicado em um contexto de ficção científica, fantasia ou militar.

Primeiros protótipos – personagem versátil, que pudesse ser aplicado em um contexto de ficção científica, fantasia ou militar

Em 1980, Matel adquiriu os direitos para produzir uma linha de brinquedos baseada em outra produção cinematográfica: Conan – O Bárbaro. Porem em 1982, pouco antes do lançamento do primeiro filme, a empresa solicitou o cancelamento do contrato. Um mês após o lançamento da fantasia medieval estrelando Arnold Schwarzenegger, e dois meses após o acordo que terminava o contrato com a Universal, produtora do filme, os bonecos de He-Man chegavam às prateleiras das lojas de brinquedos do mundo todo.

Quadrinhos de Conan, publicados pela Marvel nos anos 70, Arte de John Buscema

A série animada para a TV estrou em 1983. A animação foi desenvolvida às pressas e com baixo orçamento, tendo como intuito vender a série de brinquedos. Várias séries foram criadas por companhias de brinquedos nos anos oitenta para promover seus produtos. Além de He-man, séries como Meu Pequeno Pônei, Comandos em Ação, Transformers, Ursinhos Carinhosos e Caverna do Dragão (Baseada no RPG Advanced Dungeons and Dragons) foram criadas com o intuito de impulsionar vendas com o público infantil.

Studio na Colab55

Em 1984, a Universal processou a Matel com as acusações de violação de direitos autorais, uso indevido de marca, concorrência indevida, quebra de contrato e fraude. Universal alegava que He-Man não passava de “Conan com uma peruca loira” e que todo o material havia sido produzido sob contrato com a empresa. Exigiam ainda a retirada imediata de todos os produtos das lojas, que deveriam ser entregues à produtora.

Matel argumentou que a Universal não possuía exclusividade do conceito de um bárbaro musculoso lutando contra monstros e feiticeiros. He-Man não seria mais derivativo de Conan do que de personagens como Tarsan, Beowulf, John Carter de Marte ou Hércules. O processo durou cinco anos e terminou a favor da Matel. O tribunal apontou também que o personagem Conan, criação de Robert E. Howard, publicado inicialmente na revista pulp Weird Tales, pertence ao domínio público, e que não via semelhanças físicas e filosóficas suficientes com o filme para configurar fraude e violação de direitos autorais.

He-Man e o Segredo da Espada Mágica

Entre 1982 e 1986 mais de cem bonecos da linha He-Man foram lançados, além de diversos veículos, cenários e acessórios. Em 1985 foi lançado o longa metragem em animação He-Man e o Segredo da Espada Mágica, primeira aparição de sua irmã She-Ha. Em 1987 o filme He-Man e os Mestres do Universo estreou nos cinemas estrelando Courtney Cox (do seriado Friends) e Dolph Lundgren no papel de He-Man.  Houveram ainda mais duas séries animadas pra TV, As Novas Aventuras de He-Man (1990) e He-Man e Os Mestres do Universo (2002). A linha de brinquedos voltou a ser produzida em 2003 e depois centenas de bonecos e séries especiais, continua sendo comercializada até hoje. Um novo filme do herói está em pré-produção e tem previsão de lançamento para 2019.

Quer continuar lendo mais sobre animações, quadrinhos, filmes e muito mais? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *