Fronteiras do Medo – Quando Hollywood refilma o horror japonês

Livro Fronteiras do Medo explora como o horror japonês é traduzido para o ocidente através de uma análise do remake do filme Ringu, de 1998.

O movimento cinematográfico do horror japonês conhecido como J Horror tornou-se mundialmente popular por conta de filmes como O Chamado e O Grito. Em Fronteiras do Medo, Filipe Falcão explora as características que definem o gênero, explica como foi a chegada desse fenômeno no ocidente,  e compara a refilmagem hollywoodiana, O Chamado (2003), à obra original, Ringu (1998). O estudo realizado pelo autor se propõe a revelar como as distintas culturas, japonesa e norte americana, abordam os mesmos temas, trabalham o cinema de entretenimento e horror, e exploram as mesmas ferramentas visuais.

Ringu (1998)
O Chamado (The Ring – 2002)

O livro é mais uma publicação da editora Estronho e faz parte da série Cinema Estronho. Felipe Falcão é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco e possui especialização em jornalismo cultural pela mesma universidade. Fez mestrado em Jornalismo Televisivo Internacional na Nottingham Trent University, na inglaterra, e mestrado em Comunicação na Universidade federal da Paraíba, é doutorando do programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade de Federal de Pernambuco, onde pesquisa remakes de filmes de terror. Além de professor, editor e produtor, dirigiu o curta-metragem Resolvendo Problemas, de 2011 e escreve para o portal de terror Boca do Inferno desde 2002.

Studio na Colab55

Ringu (1998)
O Chamado (The Ring – 2002)
Você encontra o livro Fronteiras do Medo, além de outras publicações sobre cinema na Loja do NA-NU

Quer continuar lendo curiosidades e novidades sobre arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

E tem muito mais cinema aqui no NA-NU, dá uma olhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *