Folheteen e Pensão João, obra do quadrinista José Aguiar

A pesquisa de Fulvio Pacheco, Quadrinhos em Curitiba, trás Folheteen. Tirinhas do quadrinista José Aguiar lançadas em 2001.

Folheteen é uma tira de humor semanal vinda dos jornais, criada por José Aguiar e publicada no Jornal do Estado. Ela já circulou pelo caderno Fun, do jornal Gazeta do Povo, onde reveza com Pensão João, outra tira do mesmo autor. Na série, os adolescentes são vítimas de escárnio, através de dois personagens principais, Malu, uma garota em crise existencial, consciente, mas ainda assim tão adolescente quanto qualquer um de sua idade, e Mascara Negra, um anabolizado ser mascarado, cujo objetivo na vida é exterminar a escória da Terra: os teens.

Em 2005 José Aguiar venceu o I Concurso Internacional de Histórias em Quadrinhos, promovido pelo Senac-SP e pela Devir, com a história Ponto Final, protagonizada pelos personagens de Folheteen, série de tiras semanais publicadas em jornais de Curitiba desde 2001. O concurso previa, ao vencedor, a chance de ter um álbum publicado pela Devir.

Aguiar decidiu não compilar as tiras já publicadas. Ao invés disso, criou material novo em forma de histórias mais extensas. E é essa versão de Folheteen que a Devir editou e colocou nas livrarias e nas comic shops.

Studio na Colab55

Folheteen – Direto ao ponto, lançado em 2013
Boi

Pensão João é a outra tira de humor de José Aguiar. A Pensão tem como habitantes João, o sorridente proprietário do lugar, Gertudre, a mulata que faz o maridão João sorrir tanto e único ser humano normal do lugar, Boi, o porteiro gordo, burro e com chifres fofos, encontrado atrás da parede, Silas, um macaco civilizado irresistível às mulheres, e Rubens e Célia, um casal de caveiras que não sabem que morreram  há muito tempo.

Conheça mais da obra de José Aguiar aqui no NA-NU

Você pode continuar lendo a pesquisa de Fulvio Pacheco sobre a história dos Quadrinhos em Curitiba aqui no NA-NU

Lembrando que aqui você também encontra HQs completas pra você ler em HQ no NA-NU

E tem mais conteúdo de quadrinhos por aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *