FIDÉ Brasil apresenta mostra de documentários na Cinemateca!

FIDÉFestival Internacional do Documentário Estudantil chega a mais uma edição em Curitiba, apresentando mostra de filmes neste fim de semana!

Tudo começou na França em 2008, com um grupo de estudantes estrangeiros de mestrado em cinema na Paris 8, que se reuniu para projetar documentários em um lençol branco em um squat no subúrbio de Paris. A mobilização destes estudantes deu origem à associação Les Impatientes, que organiza o FIDÉ na França. De lá para cá, quase 250 documentários de mais de 30 países integraram a programação do festival. Em 2012, o evento aconteceu pela primeira vez no Brasil, na Cinemateca de Curitiba, onde já teve três edições (2012, 2013 e 2015), organizadas pela Motim Comunicação e Arte. O objetivo do FIDÉ não é ser uma mostra competitiva voltada a premiações, mas uma vitrine ampla e plural de trabalhos singulares, que explorem as potencialidades do cinema documental por meio de diferentes abordagens, narrativas e pontos de vista. FIDÉ pretende apoiar e dar visibilidade ao trabalho de jovens documentaristas pelo mundo afora, estimulando uma visão crítica e sensível tanto por parte dos realizadores quanto do público.

Valorizar, fomentar, difundir e discutir a produção documental realizada em escolas, universidades e cursos livres em todo o mundo é a premissa do FIDÉFestival Internacional do Documentário Estudantil. Em mais uma edição em Curitiba, o festival apresenta mostra com 29 documentários, entre curtas, médias e longas-metragens de 15 países neste fim de semana.

Studio na Colab55

O Festival tem início na Sexta-Feira dia 27/10 às 19h30m na Cinemateca (Rua Carlos Cavalcanti 1174, São Francisco). Com entrada gratuita o festival segue ainda no Sábado, dia 28/10 com sessões a partir das 14h e no Domingo, dia 29/10 com sessões a partir das 16h. Acesse a programação completa clicando aqui.

FIDÉ BrasilFestival Internacional de Documentário Estudantil
De 27/10/2017 à 29/10/2017
Sexta-feira: 19h e 30min
Sábado: 14h
Domingo: 16h
Cinemateca de Curitiba
Rua Carlos Vavalcanti 1174, São Francisco, Curitiba,PR.
Entrada Gratuita

Mais informações sobre o FIDÉ acompanhe pelo Facebook, pelo Evento ou através do Site Oficial.

Quer saber mais sobre o que tá rolando em Curitiba? Fica ligado na nossa agenda cultural clicando aqui.

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *