Deslocamentos: Dança questiona a relação entre corpo, figurino e ambiente

O espetáculo de dança Deslocamentos são partituras coreográficas constituídas por combinações de corpos acoplados por figurinos, corpos informes em trânsitos entre deformações e transformações.

Deslocamentos, espetáculo de dança da premiada bailarina e coreógrafa Marta Soares, chega ao quarto ano de trajetória. Apresentado na Casa Modernista (2014), Casa do Povo (2015) e Oficina Cultural Oswald de Andrade (2016), a instalação coreográfica chega agora ao octógono da Pinacoteca de São Paulo. Nesta temporada, haverá apresentações de aproximadamente 30 minutos, cinco vezes ao dia, sempre aos sábados e domingos, entre 12 e 27 de agosto.

Fotos por João Caldas / © Joao Caldas

Sem trilha sonora e contando apenas com a iluminação e ambientação local, o trabalho sempre se molda à arquitetura do espaço onde é apresentado. No octógono, as seis bailarinas irão explorar o caráter expositivo e museológico da Pinacoteca, em diálogo com o púbico local. A artista espera que Deslocamentos alcance o frequentador espontâneo do museu. Para isso, o trabalho foi reelaborado tendo em vista alguns aspectos do espaço, como o seu pé direito de 12 metros e a claraboia que cobre o espaço, fazendo com que a luz se modifique a cada apresentação. O público também poderá circular entre as bailarinas, estabelecendo uma relação não tradicional entre espectador e obra. Vale ressaltar que cada sessão é diferente da anterior, trazendo novos movimentos criados pelas intérpretes.

Studio na Colab55

A concepção, coreografia, figurino e direção do espetáculo são de Marta Soares. A assistência de direção é de Danielli Mendes, dramaturgia por Bruno Levorin, intérpretes: Carolina Callegaro, Josefa Pereira, Lia Mandelsberg, Mariana Molinos, Mariza Virgolino Matina Sarantopoulos. Realização é de Ozenir Ancelmo e produção executiva de CAIS Produção Cultural, produtores: José Renato Fonseca de Almeida e Beto de Faria.

Foto por João Caldas / © Joao Caldas

Reestreia dia 12 de agosto, sábado, às 11h, no octógono da Pinacoteca de São Paulo. Temporada – Sábados e domingos, às 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h. Até 27 de agosto. Duração: 30 minutos. Classificação – Livre. Capacidade – Indeterminada. Ingressos – preço de entrada na Pinacoteca – grátis aos sábados e R$6 (inteira) / R$3 (meia) aos domingos. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

Continue NA-NUZEANDO

Mais sobre dança aqui no NA-NU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *