Delírio, Poesia e Morte – A Solidão de Álvares de Azevedo

Delírio, Poesia e Morte, da autora Luciana Fátima, é a surpreendente biografia romanceada de Álvares de Azevedo, um dos maiores expoentes do Romantismo brasileiro.

Luciana Fátima dá voz à trajetória de um dos maiores nomes da literatura brasileira, Álvares de Azevedo, em Delírio, Poesia e Morte. A narrativa presente no livro não é apenas uma biografia romanceada do autor, mas um testemunho humanizante de uma São Paulo em formação, como afirma Bruno Matangrano no prefácio: Luciana captou o espírito dos oitocentos [e da cidade], tomando para si a voz do poeta. De tanto ler as obras de Azevedo e pesquisar sobre ele, tornaram-se amigos.”

Capa de Henrique Kipper

A trágica lira azevediana ecoa por todas as páginas, pelas quais a autora busca reconstruir os passos, não apenas de Álvares de Azevedo, mas também de outros importantes personagens da cena Romantica que se desenrolava ao redor da Academia de Direito, no século XIX. A vida do escritor pode ter sido curta, porém intensa e cheia de aventuras. Agora podemos acompanhar seus passos, desde o nascimento (seria verdade que foi na biblioteca da Academia?) até o precoce e triste fim – narrado por Luciana de forma bela e emocionante.

 

Studio na Colab55

O Livro é mais uma publicação da editora Estronho. O texto é lindamente ilustrado com fotos de autoria da própria autora. A ilustração da capa é de Henrique Kipper.

Quer continuar lendo sobre literatura, cinema, música, arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *