David Bowie – O Artista Plástico – NA-NUZEANDO

Visto o interesse no post que a gente fez sobre as pinturas e desenhos de Kurt Cobain, nada mais lógico do que continuar a divulgar lados artísticos alternativos de outros grandes nomes. Ninguém melhor do que o grande David Bowie para continuar essa série.

O NA-NU celebra a recém retomada da popularidade de Bowie. Achamos importante lembrar que mesmo antes da morte do cantor no ano passado, referências ao grande artista pareciam pipocar por todas as partes. Do astronauta Chris Hadfield cantando Space Oddity a estampas e stelcils de Ziggy Stardust por todos os lados, David Bowie simplesmente parece fazer sentido nesse período histórico onde se discute tradicionalismo, mídia, sexualidade, tecnologia, ciência e descobertas. Estes eram o alimento do camaleão.

Studio na Colab55

Além disso, poucos nomes da história da música podem ser comparados à Bowie no que diz respeito ao legado visual deixado pelo artista. Usando a si mesmo como base para criar incontáveis personagens, David Bowie usou de figurino, maquiagem, cenários para criar imagens que ficariam tatuados na consciência coletiva da humanidade. Seria uma afirmação relativamente polêmica, mas é talvez questionável se a influência visual de Bowie para vertentes como o punk, o gótico e até o metal não foi maior do que a influência musical. Hoje essa influência parece ter alcançado seu maior ponto. Vale lembrar que a constelação que foi nomeada em homenagem ao cantor não foi escolhida porque lembrava alguma canção específica de Bowie, mas por lembrar o raio estampado em seu rosto na capa do disco Aladdin Sane. Uma criação visual do artista. (Veja a matéria feita pelo Ideafixa)

Rascunhos de Ziggy Stardust

Dito isso, o NA-NU resolveu fazer uma seleção de pinturas de David Bowie. Nossa pequena exposição virtual dessa faceta do artista que acompanhou em paralelo à sua carreira como cantor.

Retrato de Iggy Pop
Criança em Berlin
Auto retrato – 1996
Retrato de Iggy Pop
Auto retrato – 1978
Auto retrato – 2016


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *