David Bowie – Hunky Dory (1971) – Discoterapia

David Bowie – Hunky Dory (1971)
Resenha por Amanda Reis

Lançado em 17 de Dezembro de 1971, Hunky Dory é o quarto álbum (e o melhor) da carreira solo de David Bowie.  Contando com uma belíssima formação para que esse disco fosse nada menos que impecável,  Bowie atuava em Changes, como saxofonista.  No mais, a composição da banda de apoio seria, o baixista (e eventual trompetista) Trevor Bolder,  Mick Ronson (guitarra), Rick Wakeman (piano/ futuro integrante do Yes) e Mick Woodmansey (bateria).

Studio na Colab55

Com entrada triunfal, o disco composto por oito faixas, inicia-se com Changes, um single em que Bowie, se inspirou ao que predominava o auge em que se encontrava sua vida, tanto com a chegada do seu primeiro filho, quanto como o que sempre foi o molde de sua identidade: Mudanças.  É curioso que nesse álbum também, podemos notar que uma das mudanças perceptíveis em comparação aos seus trabalhos antecessores, é que o  Hard Rock  sai de cena para experimentações do pop com pitadas criativas do Camaleão.  Confira a demo:

Life on Mars? é outro grande single que compõe essa maravilhosa obra, sendo a quarta faixa do álbum.  Essa canção foi chamada pela  BBC Radio 2 de “mistura de um musical da Broadway com uma pintura de Salvador Dalí, devido a carga de imagens surreais que a letra continha.  Bowie explica o tema da música como “Uma sensitiva reação de uma jovem garota diante da mídia”. Anos mais tarde, acrescenta: “Acho que ela [essa jovem garota] se encontra decepcionada com a realidade … que, apesar de ela viver no marasmo da realidade, dizem a ela que há uma vida muito melhor em algum lugar, e ela está desapontada com o fato de não ter acesso a esse lugar.”

Quicksand é a sexta faixa de Hunky Dory, e a melhor, em minha opinião. Repleta de citações a grandes homens, como Aleister Crowley e Winston Churchill, essa mistura de surrealismo com narrativa, seria inspirada em uma viagem que Bowie teria feito aos Estados Unidos, naquele mesmo ano.  Se existe algo impossível  é que exista alguma interpretação complemente plausível para esse single, mas o que não se pode negar, é que o produtor Ken Scott, conseguiu criar um poderoso som acústico nessa faixa.

Curiosidade: Em 2004, Seu Jorge , criou uma verão em língua portuguesa para o filme The Life Aquatic with Steve Zissou. No início, achei um pouco estranho, mas quando deixa-se levar pela melodia e pela harmonização ganha em cada palavra dessa versão, torna-se uma experiência fabulosa.  Confira:

(Seu Jorge)

(Original)

Sem dúvidas, Hunky Dory foi uma obra incrivelmente surpreendente, mesmo feito totalmente as pressas, para anteceder o grande The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, o quinto disco de Bowie, o qual contou com a mesma formação. Não há como negar, 1970 foi a década de grande prestígio do Camaleão.  Não deixe de conferir o disco na integra. Nos vemos na próxima 😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *