Conheça o trabalho do Cineasta e Fotógrafo Raphael Bittencourt!

Raphael Bittencourt é cineasta e fotógrafo curitibano que atualmente reside e trabalha em Los Angeles, Califórnia. Confira mais sobre o trabalho dele aqui no NA-NU!

Raphael Bittencourt é formado em Design e possui uma estética apurada, oriunda de uma constante busca por diferentes pontos de vista e interpretações no campo visual – que vem desde a época da faculdade, concluída em 1996. Desde então, Raphael vem aprofundando suas pesquisas e sua produção pela atuação e vivência em diferentes campos, mas principalmente na propaganda, no cinema e na fotografia fine art.

A trajetória de sua carreira levou Raphael cada vez mais para o cinema, como uma forma de rever sua arte e aprimorar a maneira de contar histórias (visuais). De 2008 pra cá o fotógrafo participou de diversas produções de filmes de ficção e documentários, além de realizar diversos cursos e estudos em cinema e produzir seus próprios filmes. Seu trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente contando com várias participações e indicações em festivais de cinema pelo mundo.

Ainda em relação ao estilo que Raphael Bittencourt emprega na fotografia, com o tempo e a experiência, a influência do cinema retornou na forma de uma produção mais profunda e sólida. A narrativa se faz ainda mais presente em peças fotográficas nas quais o design já habitava há tempos.

Em 2014, habitado por uma insatisfação crônica, Raphael Bittencourt decidiu mudar-se para Los Angeles a fim de iniciar um Mestrado em Cinema, onde buscou desenvolver e aperfeiçoar ainda mais sua arte e se consolidar como Diretor, Produtor e Roteirista de Cinema. Desde a conclusão do mestrado em 2016,  o cineasta desenvolve trabalhos e projetos através das duas linguagens (fotografia e cinema).

Studio na Colab55

Tanto na fotografia quanto no cinema a combinação de técnicas, característica principal de Raphael, lhe trouxeram resultados expressivos como a participação e premiação em diversos festivais de cinema, convites para palestrar em eventos e congressos de fotografia, participação de suas peças fotográficas e interferências em exposições de arte no Brasil e no exterior, inclusive no Museu do Louvre, em Paris.

Seus filmes são inquisitivos, provocadores. Um convite as mais diferentes reflexões. Uma viagem as entranhas da psique humana. A preferencia por narrativas baseadas em personagens complexos, estratificados, imperfeitos, e não em efeitos ou produções mirabolantes, é evidente nos filmes de Raphael Bittencourt. E você pode conferir mais sobre a filmografia do cineasta clicando aqui.

Quer acompanhar mais do trabalho do Raphael Bittencourt? Acesse os links abaixo:

Instagram

Portfólio

BLOG

Facebook

Vimeo

IMDb

Mais sobre fotografia? Confira mais no NA-NU clicando aqui.

Mais sobre arte? Continue NA-NUZEANDO!

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *