Concreto – Uma história de super-poderes diferente

Concreto (Concrete, em inglês) é a obra em quadrinhos de Paul Chadwick, sucesso de crítica e vencedora de prêmios incluindo vários  Eisner Awards, prêmio máximo dos quadrinhos.

Outrora o pacato redator de discursos Ronald Lithgow, Concreto tem dois metros e meio de altura e pesa meia tonelada. Suas mãos amassam aço como papel e seus olhos podem acompanhar os detalhes do voo noturno de um morcego iluminado apenas pelas estrelas. É capaz de ficar uma hora sem respirar e de andar por dias carregando grandes pesos sem sentir o menor sinal de cansaço. Sua pele é tão áspera quanto seu nome sugere, mas por trás dela se esconde um dos personagens mais humanos e fascinantes da história dos quadrinhos.

Concreto não é sobre super-vilões e aventuras para salvar o mundo. É sobre a busca pela humanidade, sobre auto-conhecimento e sobre tentar se fazer o bem, em um mundo controlado pela política, pela mídia e por grandes corporações. O fascínio de Chadwick pela biologia fica evidente em sua obra. A anatomia alienígena de Concreto dialoga com a vida na terra e questiona nosso espaço na natureza.

Concreto teve sua estréia na primeira edição da revista Dark Horse Presents da editora norte americana  Dark Horse e logo ganhou sua própria série mensal. A publicação foi premiada diversas vezes no Will Eisner Comic Industry Award, prêmio da indústria americana de quadrinhos, muitas vezes comparado ao Oscar. Concreto levou os prêmios de Melhor Série Contínua, Melhor Série Estreante e Melhor Série em Preto e Branco em 1988, Melhor Série ContínuaMelhor Série em Preto e Branco e Melhor Escritor/Desenhista para Paul Chadwick em 1989, Melhor Mini-Série para Concrete – Fragile Creature em 1992 e Melhor Escritor/Desenhista para Paul Chadwick, pela excelente mini-série Concrete – The Human Dilema, em 2005. Além de indicações de Melhor Mini-Série para Concrete – Killer Smile e Melhor História para Concrete – Orange Glow.

Studio na Colab55

No Brasil, algumas edições foram publicadas pela editora Best News em 1990 e em uma encadernação, pela editora Devir em 2004. Você encontra as histórias The Human DilemaOrange Glow, completas (em inglês), além de estudos, pinturas, ilustrações e outros trabalhos no site oficial de Chadwick.

Quer mais sobre quadrinhos, cinema, música e muito mais? continue NA-NUZEANDO

Quer ler histórias em quadrinhos completas? Tem HQ no NA-NU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *