A cidade é viva e fala através de Coisas de Adornar Paredes, HQ de José Aguiar

Em seu livro Coisas de Adornar Paredes, José Aguiar, figurinha carimbada e atuante da produção nacional de quadrinhos, trás histórias da cidade que as paredes querem nos contar.

Chico Silveira da Silva é um escritor de contos que trabalha em um cemitério de azulejos enquanto espera pelo reconhecimento (ou um emprego) do meio literário. No emprego, conversa com seus colegas Ana e Caio a respeito de seus contos. Essa é a “argamassa” que junta oito contos em quadrinhos extremamente únicos: Santinha do Uberaba, Calendário do Boqueirão, Santa Ceia em Santa Felicidade, Retratos do Alto da XV, Rachadura no Água Verde, Crucifixo do Pinheirinho, Azulejos do Capão da Embuia e Nada. Quem for da cidade pode perceber já por estes nomes, em Coisas de Adornar ParedesJosé Aguiar, bebe sedento na identidade curitibana. As histórias trazem a magia e a profundidade do nosso cotidiano. O autor escolhe ícones tão corriqueiros, e ao mesmo tempo tão únicos, da cultura local para lembrar que as paredes contam histórias, e, por trás delas, histórias acontecem todos os dias.

Apesar de ter sido lançada em 2016, o projeto teve sua gênese em 1999, na ocasião da terceira edição do Almanaque Entropya. Nessa edição, José publicou duas histórias curtas de uma página cada, que já levavam o título de Coisas de Adornar Paredes. No posfácio do livro, José explica que aí as ideias de trabalhar em contos com estes elementos da cidade surgiram.

O livro foi publicado pelo próprio autor, por seu selo próprio Quadrinhofilia Produções Artísticas. Teve a coordenação de Fernanda Baukat, projeto gráfico e balonamento de Aline G. S. Schaffer e revisão de Sabrina B. Lope e Fernanda Baukat. O projeto foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.

A obra está concorrendo a prêmios no Troféu HQMIX 2017, indicado como Melhor Edição especial Nacional e Projeto Editorial. O autor ainda concorre no mesmo prêmio nas categorias de melhor roteirista, desenhista e arte-finalista e  melhor webcomic por sua obra  A Infância do BrasilCoisas de Adornar Paredes também foi publicada ano passado em Portugal, pela editora Polvo.

Você pode conferir mais sobre a obra de José Aguiar aqui no NA-NU

Mais sobre quadrinhos, o NA-NU

Você pode ler histórias completas em HQ no NA-NU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *