Brichos em quadrinhos e o O Dinossauro do Amazonas

Quadrinhos em Curitiba é uma pesquisa de Fulvio Pacheco. 2006 foi o ano do lançamento de duas publicações de Antônio Eder, a versão em quadrinhos de Brichos, e O Dinossauro do Amazonas.

2006 foi o ano do lançamento do primeiro longa-metragem de animação paranaense, Brichos, do cineasta curitibano Paulo Munhoz, acompanhado do livro Brichos em quadrinhos.

Studio na Colab55

Brichos conta a história de três amigos fascinados por jogos de computador: um filhote de jaguar, uma tamanduá e um quati, que deixam seus pais preocupados ao se meterem em aventuras perigosas.

O projeto do quadrinho, lançado com apoio da Caixa Econômica, através de lei municipal, é de Antonio Eder, um dos criadores do Gralha, saído do Núcleo de Quadrinhos, uma das diversas gerações de quadrinistas que tem a Gibiteca como elo central.

Também Ilustrada por Antônio Eder é a revista O Dinossauro do Amazonas é o resultado de projeto que desenvolve uma rádio-novela. O projeto é criação de Plínio Gonzaga Filho, o álbum é ilustrado por Antonio Eder.

A publicação conta as aventuras do personagem Salvador Valente, famoso detetive de Curitiba, onde ao lado dos amigos Gilda Lee, Feltrin e Dr. Sternaro, tenta cumprir sua missão de encontrar um dinossauro.

O lançamento da revista aconteceu juntamente com a revista Quadrinhópole: Lobo da Estrada, quando começam as festividades do aniversário da Gibiteca de Curitiba, comemorando seus 25 anos de existência.

Você pode continuar lendo a pesquisa de Fulvio Pacheco sobre a história dos Quadrinhos em Curitiba aqui no NA-NU

Lembrando que aqui você também encontra HQs completas pra você ler em HQ no NA-NU

E tem mais conteúdo de quadrinhos por aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *