A Noite Rompida, uma novela gráfica de Carlos Patati e Helio Jesuíno

A Noite Rompida é uma novela gráfica de Carlos Patati e Helio Jesuíno livremente inspirada na obra e vida de Oswaldo Goeldi.

Inspirados pela exposição promovida em 1995 no Centro Cultural Banco do Brasil, que trazia uma retrospectiva da obra de Oswaldo Goeldi, os autores Carlos Patati e Helio Jesuíno decidiram mergulhar no universo do artista. Depois de várias visitas à exposição, Patati e Jesuíno idealizaram este álbum com três histórias, A Noite Rompida, Útero Tirano e Um Jardim na Europa.

“Que quadrinhos são outra forma de arte não é novidade. O notável é como ela se distancia das outras, como aumenta a diferença. Os quadrinhos não ficaram mais literários, nem mais cinema impresso ou arte plástica, ficaram mais essa outra coisa. O que?! Não sei. Só sei que é fascinante. Helio JesuínoPatati são dois grandes praticantes da outra coisa. Estas histórias – se é que ainda cabe o termo – são exemplos de uma sensibilidade e de uma expressão que não existiam no mundo. Pelo menos não no tempo em que eu lia o Capitão Marvel” – Luis Fernando Verissimo.

Studio na Colab55

As três histórias da publicação são construídas a partir da cultura, histórias e personagens regionais do Rio de Janeiro e da Europa, tendo como eixo o ponto de vista, vida, linguagem e estética de Oswaldo Goeldi em uma narrativa poética, agressiva, expressiva e surreal.

Oswaldo Goeldi ( 1895 – 1961 ) foi um renomado desenhista e gravador, filho do suíço ilustrador científico, Émil Goeldi. Influenciado por uma formação expressionista adquirida na Europa, encontrou nos personagens locais da cidade do Rio de Janeiro um universo fantástico e insólito a ser explorado e retratado.

Além das três histórias, A Noite Rompida também apresenta pinturas e ilustrações do artista plástico Helio Jesuíno. O livro é mais uma excelente publicação de quadrinhos da editora Estronho. Você encontra essa e outras publicações da editora Esronho na Loja do NA-NU. Você também encontra quadrinhos, LPs, filmes e produtos exclusivos.

Quer continuar lendo curiosidades e novidades sobre arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

E tem muito mais cinema aqui no NA-NU, dá uma olhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *